sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O Natal em um Orfanato de Porto Príncipe


No dia 25 de dezembro de 2007, durante o horário do almoço, eu tive a oportunidade de participar de uma atividade especial. Uma iniciativa de um grupo de UNPOLs que trabalhavam na Academia da Polícia Nacional do Haiti, liderados por um policial espanhol da Guardia Civil, Antonio Moreno, “adotou” um orfanato localizado no bairro Tabarre em Porto Príncipe e, entre outras coisas, proporcionou um Natal mais feliz as crianças que ali estavam. Este tipo de ação era comum entre os UNPOLs de várias nacionalidades, pois existem muitos orfanatos em Porto Príncipe. Tratava-se de uma atividade extra e que dependia da compreensão dos chefes de unidade para a obtenção de liberação para saídas em horário de expediente.
Durante os dias que antecederam o Natal nós buscamos contribuições espontâneas de vários UNPOLs. Normalmente ficávamos na saída do restaurante da ONU existente na LOGBASE e explicávamos os objetivos do projeto a quem saísse do local. Conseguimos arrecadar aproximadamente 300 dólares que foram transformados em brinquedos e colchões para as crianças do orfanato.
O grupo era composto por policiais da Espanha, França, Filipinas, Chile e Romênia. Foi muito legal ver a alegria das crianças, distribuímos os presentes, brincamos, assistimos a apresentação de uma canção e, ao final, fomos brindados com um almoço típico haitiano preparado pelos funcionários do orfanato.

Nenhum comentário: