quinta-feira, 4 de março de 2010

Família haitiana enfrenta dois terremotos em menos de 2 meses

Ontem pela manhã ao ler a edição impressa do Jornal Zero Hora, o de maior circulação no Rio Grande do Sul e que dá ampla cobertura ao desastre no Chile, me deparei com uma história no mínimo inusitada.
Um grupo de 9 haitianos sobreviventes do terremoto de 12 de janeiro em Porto Príncipe passou por experiência semelhante no dia 27 de fevereiro em Santiago, capital do Chile. Ou seja, sobreviveram a dois terremotos de grande magnitude em menos de 2 meses. O início do texto da reportagem trazia a seguinte indagação: “eles são duplamente sortudos ou duplamente azarados?
Após o desastre no Haiti a família de Joseph Desarmes que inclui sua esposa Jeanelia, seus filhos Quinchy e Stanley, sua neta Nelia e quatro amigos refugiou-se no Chile por intermédio de outro filho de Joseph, Pierre Desarmes, o qual é cantor e possui uma banda chamada Reggaeton Boys e está radicado a algum tempo na capital chilena.
Em entrevista a rede de TV e rádio britânica BBC Joseph declarou “ No Haiti me resgataram nos escombros de uma casa, e eu me sinto com sorte de ter saído de lá com vida. Vir ao Chile e me encontrar na mesma situação...não podem imaginar como me senti, em que estado de impotência. Foi o pior que poderia ter me acontecido...Pensei que morreríamos, porque deixamos o Haiti, com tantos desastres, e viemos para cá pensando que estávamos a salvo, mas nos defrontamos com algo pior. Pensei que este era o ano de minha morte. Quando a terra começou a balançar, a primeira pessoa que agarrei foi Nelia (neta). Toda a família se jogou ao chão. Estávamos juntos rezando e dissemos: Aconteça o que acontecer, pelo menos morreremos juntos.”
Mesmo após o desastre acontecido na semana passada a família Desarmes pretende continuar no Chile.
Fonte: Jornal Zero Hora, edição impressa - 03/03/2010.

Nenhum comentário: