domingo, 31 de julho de 2011

Eleições no Timor: ONU e Polícia timorense realizam treinamento conjunto

O comando da Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - iniciou na semana que passou o processo de intensos e contínuos treinamentos e simulações com vistas à preparação para as eleições presidenciais e parlamentares que ocorrerão naquele país do sudeste asiático no primeiro semestre de 2012. As últimas eleições timorenses, ocorridas em 2009 (foto), também foram organizadas e supervisionadas pelas Nações Unidas, sendo que o êxito obtido foi justamente creditado à preocupação das autoridades com os mínimos detalhes que envolvem um evento desta natureza.
O primeiro treinamento deste ano ocorreu no último dia 28 de julho em Dili, capital timorense, e reuniu UNPOLs e integrantes da Polícia Nacional do Timor Leste - PNTL. O comandante da UNPOL, o Police Commissioner Luis Carrilho, declarou que "O sucesso das eleições é importante para todos nós", complementando que "ao concentrar-se na segurança durante o período eleitoral, apoiamos o processo democrático."
A UNPOL está progressivamente entregando a responsabilidade da execução das atividades de polícia à PNTL em todo o território timorense, passando a dedicar-se às atividades de treinamento, aconselhamento técnico e mentoring dos policiais timorenses. Este é um indicativo de que a missão está chegando em sua fase de conclusão. No entanto, em comunicado oficial a UNMIT declarou que pretende manter uma presença de cerca de 1.280 UNPOLs até depois das eleições do próximo ano, quando então a missão está marcada para se retirar do Timor Leste.
Fonte: site UN News Centre

Nenhum comentário: