terça-feira, 26 de julho de 2011

Guiné Bissau: UNIOGBIS financia projeto de energia solar

Muitas vezes ao ler os relatos feitos por um de nossos colegas UNPOLs brasileiros sobre aspectos do cotidiano do país no qual estão desenvolvendo suas atividades a serviço da paz, bem como ao ler notícias ou ver fotos veiculadas na imprensa em geral, ou mesmo relembrar situações que vivenciei no Haiti, me surpreendo com as semelhanças existentes entre os países nos quais a ONU estabelece uma missão de paz.

Uma dessas semelhanças é a precariedade do setor de energia elétrica, o qual não tem condições de atender as necessidades mínimas de conforto e segurança da população. Este é um setor crucial para o desenvolvimento de qualquer país e, em vista disso, uma preocupação constante da ONU.

Quando estive no Haiti, entre junho de 2007 e junho de 2008, tive a oportunidade de trabalhar pelo período de 6 meses na Unidade de Trânsito - Traffic and Circulation Unit - justamente no período em que começaram a ser instalados semáforos alimentados por energia solar nas principais avenidas de Porto Príncipe, capital do haitiana. Na foto abaixo podemos ver um desses equipamentos instalado na Avenida Delmas. Na parte superior do poste central podemos visualizar a placa de captação da energia solar utilizada para alimentar os dois semáforos. A energia armazenada durante o dia era suficiente para o funcionamento do equipamento também durante à noite. Bom, dentro do aspecto das semelhanças entre os países, o qual é o tema deste post, na semana passada li notícia no site Cabinda Digital que a UNIOGBIS - Escritório Integrado das Nações Unidas para a Cosolidação da Paz na Guiné Bissau - está desenvolvendo um projeto semelhante para a capital Bissau, no qual também serão instalados semáforos alimentados por energia solar.

Segundo a notícia, a UNIOGBIS financiou um projeto de iluminação solar, cuja execução prática já se encontra em fase muito avançada. O projeto conta com o apoio do Governo através do Ministério da Economia Plano e Integração Regional, sob a coordenação da Câmara Municipal de Bissau.
Com orçamento estimado em cerca de 300 mil USD, a iniciativa abrange áreas importantes para a segurança pública, que passam pela sinalização viária, com a colocação de semáforos, e a implantação do sistema de iluminação pública particularmente na Avenida Amílcar Cabral, Avenida Domingos Ramos, Praça dos Heróis Nacionais e Praça «Che Guevara”».
Para Armando Napoco, Presidente da Câmara Municipal de Bissau, o projeto tem, entre outros, o objetivo de aumentar a segurança noturna na capital guineense. "É um projeto ambicioso, que vai mudar significativamente aspectos da vida da cidade de Bissau nos próximos tempos".
A Guiné Bissau enfrenta graves problemas de energia elétrica há vários anos, com a única Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau produzindo um pouco mais de 5 megawatts dos 30 necessários para um fornecimento constante de energia elétrica na capital, Bissau.

Fonte: Site IBINDA

Nenhum comentário: