quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sudão do Sul: DPKO aguarda resposta do Brasil

A Missão de Paz das Nações Unidas no Sudão – UNMIS – está em fase de encerramento de suas atividades em solo sudanês. Muito embora o Conselho de Segurança e o próprio Secretário Geral da ONU, Ban Ki Moon, tenham expressado a intenção das Nações Unidas em permanecer no Sudão e continuar auxiliando no processo de paz interna no país, este auxílio não foi aceito pelo governo de Khartum. O 1º Tenente Mello, da Polícia Militar do Estado de São Paulo – PMESP (foto acima), o qual tinha seu End of Mission previsto para dezembro de 2011, teve seu término de missão antecipado para o início do mês de agosto em decorrência do final da missão.
Com a independência do Sudão do Sul a ONU está em processo acelerado de extinção da UNMIS. No entanto, já criou uma missão para substituí-la, a Missão de Paz das Nações Unidas para o Sudão do Sul – UNMISS. Com isso, os recursos materiais e humanos estão sendo transferidos de uma missão para outra.
Segundo o Tenente Mello, em uma conversa que ele teve com o chefe da Administração e o Chief of Human Resources UNPOL da UNMISS, o DPKO aguardava manifestação urgente da Missão permanente do Brasil nas Nações Unidas em New York, acerca da participação brasileira na UNMISS, sendo que em caso positivo deveria ser indicado também a intenção do Brasil com relação às vagas na UNMISS. Esta resposta deveria ser dada ao DPKO até o dia 20 de julho (ontem).
O Tenente Mello informou ainda que “após conversa detalhada com o Human Resources Manager da UNMISS foi explicado que o DPKO esta esperando até no máximo dia 20 de Julho pela resposta dos países com relação as vagas e os países que tem intenção de mandar FPUs que também estão sendo solicitados na nova missão. Segundo instruções do próprio Sr. Tristan Lundin (Chief of HR UNMISS), na antiga missão o Brasil tinha a representação de 3 UNPOLs, mas tinha um total de 750 UNPOLS, com o aumento deste número para 900 UNPOLs ele espera que a participação do Brasil cresça na UNMISS mas disse que o DPKO só aguardará esta resposta até dia 20 de Julho para fechar o número de vagas para cada País...”
Aguardemos por novidades nos próximos dias, quem sabe o efetivo policial brasileiro no Sudão seja completado ou mesmo aumentado, como ocorreu na missão do Timor Leste no ano passado.

Nenhum comentário: