sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Despedida do Chefe de Contingente Brasileiro no Haiti - Dezembro de 2007

As palavras que o Major Silva - PMERJ - utilizou para descrever o momento da despedida do efetivo brasileiro de Yei no Sudão, especialmente o reconhecimento por parte dos demais UNPOLs, fizeram com que eu me recordasse de um dos momentos mais emocionantes que vivenciei no Haiti. Este Momento foi a despedida do nosso Chefe de Contingente, major Braga PMPA – atualmente TCel Braga – em dezembro de 2007. Procurei nos meus arquivos e encontrei um vídeo daquele dia. Embora grande parte dos discursos tenha sido conduzida em francês, o vídeo serve para que possamos ter uma idéia da respeitabilidade brasileira na MINUSTAH e do relacionamento cordial e amistoso entre os UNPOLs dos vários países componentes do efetivo policial.
Na ocasião o efetivo da Traffic and Circulation Unit, unidade que eu integrava e da qual o TCel Braga era o Team Leader, organizou uma pequena festa de despedida. A nossa unidade era localizada na Logbase, base da ONU ao lado do Aeroporto Internacional Toussaint Louverture, local que reunia várias unidades de UNPOLs o que nos proporcionava a convivência diária com policiais de vários países. No vídeo podemos visualizar policiais da Espanha, Sri Lanka, Níger, Nigéria, Mali, Guiné, Nepal, EUA, França, Canadá, Egito, Romênia, Benin, China e Burkina Faso, bem com funcionários civis haitianos. Esta reunião nada mais é do que um “retrato” fiel da diversidade cultural e de experiências profissionais que o trabalho na ONU nos propicia conhecer.
Todo o contingente policial brasileiro estava presente, na filmagem aparecem, além do TCel Braga, eu e o Capitão Freitas. O Tenente Carrera foi o responsável pelas imagens.
O UNPOL canadense que falou em nome dos demais era o nosso chefe imediato, responsável por todas as unidades de monitoramento existentes na MINUSTAH. Após o discurso o TCel Braga recebeu dois quadros com pinturas típicas do Haiti comprados pelos integrantes da Traffic and Circulation, uma peça em couro proveniente do artesanato do Níger e, por fim uma roupa típica entregue pelo Chefe de Contingente do Mali.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo,
Como o tempo passa rápido!
Quase 3 anos que partimos do Brasil com apenas poucas conversas por telefone, enquanto eu tentava providenciar toda a documentação dos demais, e após um ano, deixava o Haiti com não apenas 3 novos amigos, mas irmãos!
Ao nosso chefe de Contingente, TC Braga, obrigado por todos os conselhos de: "Calma, Carrera! Calma, Freitas". "Isso vai dar C...". As vezes ficávamos nervosos com a postura sempre ponderada do nosso 'Chef lá', mas a sua sabedoria e conselhos, como mais experiente, quase sempre estavam corretos. Parabéns, meu nobre amigo e irmão! Esse momento foi muito bonito e refletiu toda a admiração e respeito dos demais UNPOL pelo excelente trabalho e tratamento dispensado a todos no Haiti. Só não vi ainda foto com os presentes do Dibou e do outro....rs....Abraço, Sérgio Carrera.

Major Marco disse...

É meu amigo, o tempo passa. Ainda bem que registramos muitos desses momentos, vou ver se acho alguma foto dos "petit cadeau" hehehehe!

Nos aguarde em fevereiro!

Grande abraço

Marco

Anônimo disse...

Mes Chers BUBUS du contigent BRABO.Je suis vraiment heureseux pour tout l'experience que je vecu avec vous ...I cannot measure all good stuff that I learn with you, keep contact don't be a strange 509 3702 6685 ...Nadie puede compreender tudo que nosotros vivimos ahi...Mwen kontan pour tot bagay sa yo.
Ricardo. RSO . Brabo ...

Anônimo disse...

Rapazzzzzz!
E tinha camarada poliglota com receio de repatriação....

Fomos enganados!!!!rs

ARREBENTOU!!!!!
SC

Major Marco disse...

Este é o verdadeiro contingente BON BAGAY!

Marco