sábado, 3 de abril de 2010

Presidente Timorense condecora policiais portugueses da UNMIT


O Presidente timorense, Ramos Horta, condecorou UNPOLs portugueses com a medalha de Solidariedade do Timor Leste. A cerimônia ocorreu na última quarta-feira no Palácio Nicolau Lobato, na capital Dili. O contingente português na polícia das Nações Unidas - UNPOL - no Timor Leste é constituído por 49 policiais da PSP (Polícia de Segurança Pública), 06 da GNR (Guarda Nacional Republicana) e 02 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Ramo Horta declarou que "Olhando para todos os contingentes que formam a UNPOL, não posso deixar de ver o português com especial apreço e carinho". O Presidente timorense recordou "relações seculares" que Portugal mantém com Timor-Leste e a "grande generosidade e solidariedade" demonstradas pelo governo português desde a independência do Timor Leste. Por fim, destacou a importância da contribuição dada pelo contingente policial português para a formação da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), a qual celebrou o 10.º aniversário no dia 27 de março.
O Police Commissioner, Luís Carrilho, o qual também é português, deu uma palavra especial de louvor no momento de despedida do contingente de seu país desejando-lhes felicidades.
Conforme o site da GNR, um novo grupo de 140 militares, integrantes do 9º Contingente do SubGrupamento Bravo, a Formed Police Unit portuguesa, parte na próxima segunda-feira para render o contingente da GNR em Timor-Leste e permanecer por seis meses na UNMIT. A chegada está prevista para o dia 07 de abril.
A foto acima foi tirada no dia 24 de fevereiro quando o Presidente José Ramos-Horta agraciou com a Medalha Solidariedade do Timor-Leste os 140 integrantes dos três pelotões do 8º contingente da GNR, que na ocasião também receberam a Medalha das Nações Unidas numa cerimônia realizada no Quartel de Caicoli, Díli.
Fonte: site TVi 24

Nenhum comentário: