quinta-feira, 1 de abril de 2010

Comunidade Internacional vai doar cerca de 10 Bilhões de dólares ao Haiti

Este foi o resultado da reunião realizada ontem em Nova York com os países doadores de recursos ao Haiti. Participaram da reunião mais de cem representantes de países integrantes das Nações Unidas. O Brasil teve papel de destaque, pois foi o único país em desenvolvimento a ter assento junto aos países que co-presidiram a reunião (França, Espanha, Canadá e União Européia). As doações serão integralizadas em um prazo máximo de 3 anos. O Secretário Geral das Nações Unidas agradeceu aos participantes e disse que a ONU estará empenhada em garantir a transparência e eficácia no emprego da verba na reconstrução do Haiti.
O Ministro das Relações Exteriores, Celso amorim, durante seu pronunciamento, voltou a destacar que o projeto do Brasil para o Haiti é uma parceria de longo prazo, bem como salientou que a ajuda do Brasil vai muito além da contribuição financeira oferecida neste momento - 172 milhões de dólares, passado pela ajuda na áreas de saúde, agricultura e infraestrutura. O Ministro salientou, ainda, que o Brasil vai continuar auxiliando em projetos como o de saneamento e de merenda escolar.
Segundo Celso Amorin, um dos projetos de maior destaque atualmente no país caribenho é a coleta de lixo, projeto este que começou no IBAS (India, Brasil e África do Sul) e que agora faz parte dos projetos do PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas). Isto está gerando renda aos haitianos e ajudando a solucionar o problema do lixo na capital Porto Príncipe.
Por fim, o Ministro informou alguns dados sobre a presença brasileira no Haiti, destacando que o Brasil possui atualmente 2.600 homens e mulheres, entre militares, policiais e civis, exercendo algum tipo de trabalho no Haiti, quer seja na MINUSTAH ou em projetos bilaterais assinados pelos dois governos.
Fonte: site do Jornal O Globo
Foto: EFE/Peter Fole

Nenhum comentário: