domingo, 18 de abril de 2010

UNPOLs Sul-africanos permanecem sequestrados em Darfur


Um grupo armado de Darfur assumiu a autoria do sequestro dos quatro UNPOLS sul-africanos (02 homens e 02 mulheres) da Missão de Paz conjunta da ONU e da União Africana em Darfur - UNAMID. Ibrahim al Dukki, que se diz porta-voz do Movimento de Luta e Resistência Popular de Darfur, exigiu o pagamento de um resgate, bem como a libertação de vários membros do seu grupo que estão presos em troca da libertação dos policiais reféns.
O grupo de UNPOLs foi seqüestrado no domingo passado quando retornavam de viatura para sua casa após mais um dia de trabalho como assessores policiais em um acampamento a sete quilômetros de Nyala, capital da província de Darfur do Sul.
Entre o momento do seqüestro e a mobilização da ONU passaram-se algumas horas, visto que somente após passar o horário do recolher obrigatório imposto às organizações internacionais em Darfur é que um outro UNPOL sul-africano, residente na mesma casa, alertou o comando da missão sobre o sumiço dos colegas. Este fato certamente prejudicou uma resposta imediata das forças policiais e militares das Nações Unidas integrantes da UNAMID.
O comando da missão mobilizou um gabinete de crise e está em permanente contato com as autoridades sudanesas. Ontem foi feito o primeiro contato telefônico com os UNPOLs, os quais, segundo o porta voz da ONU Noureddine Mezni, estão bem de saúde. Em um contato feito na sexta-feira um dos líderes do grupo de seqüestradores disse que: “Pedimos 400.000 dólares mas isso não é o mais importante. Queremos mostrar à comunidade internacional que as condições de segurança em Darfur não permitem a realização de eleições".
O Comando da Missão adotou o procedimento de não conceder mais informações oficiais à imprensa a cerca do fato. Somente voltarão a se pronunciar após a conclusão das negociações e a libertação dos policiais.
Fonte: sites do Jornal Angola Press , Prensa Latina e do G1

Nenhum comentário: