quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Moçambique: Oficiais da Brigada Militar coordenam curso de capacitação para Bombeiros

Os Capitães João Batista (APM-RS 1995) e Cláudio Morais Soares Junior (APM-RS 1997) foram designados pelo Comando da Brigada Militar, através do Departamento de Ensino e em Cooperação com a JICA (Japan Internacional Cooperation Agency) e ABC (Agência Brasileira de Cooperação), para coordenar o curso de capacitação ao Serviço Nacional de Salvação Pública de Moçambique, os Bombeiros daquele país africano. A missão é auxiliar os moçambicanos na estruturação de seus próprios cursos de Salvamento e Primeiros Socorros, aos moldes dos que ocorreram no Brasil durante os últimos 05 anos em cooperação com a JICA. O convênio de cooperação prevê o repasse de conhecimentos e tecnologias, bem como o treinamento de futuros instrutores.
O Capitão Morais explica que “os Governos dos países que mandaram representantes para fazerem o curso conosco, o qual eu fiz em 2007 e coordenei em 2008 e 2009 na Escola de Bombeiros – EsBo – em Porto alegre, apresentam projetos de seus países a JICA para realizarem o treinamento em sistema de follow up, ou seja, os peritos brasileiros vão até o país interessado e auxiliam a montar o curso e desenvolvê-lo, bem como participam dos treinamentos e discussões técnicas, com o objetivo de aumentar a capacidade operativa dos funcionários locais. Neste caso, aqui em Maputo - Moçambique, está sendo realizado o Follow Up do Curso de Técnicas de Salvamento e Primeiros Socorros, onde estamos repassado aos profissionais moçambicanos os conhecimentos sobre salvamento em altura, desencarceramento, primeiros socorros, entre outros.”
O Capitão João Batista está representando a Escola de Bombeiros e tem a missão de repassar as informações sobre a estrutura da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul, auxiliando na estruturação jurídica do serviço de bombeiros, especialmente na parte de recursos humanos.
Os Oficiais permanecerão em Maputo pelo período de dois meses, de 06 de outubro a 09 de dezembro de 2010.
Abaixo podemos visualizar outras fotos das atividades desenvolvidas pelos dois Oficiais brasileiros. Na primeira vemos o Capitão João Batista (esq.) e Capitão Morais (dir.) juntamente com o senhor Shukunobe Masami, chefe da JICA em Moçambique.

Na foto seguinte vemos os dois Oficiais em seu primeiro contato com o comando dos Bombeiros em Maputo na sede do Serviço Nacional de Salvação Pública.

Nas duas fotos seguintes aparecem os Oficiais brasileiros com os Bombeiros moçambicanos. A primeira foto foi feita durante uma reunião preparatória com os futuros instrutores locais. Já na segunda podemos visualizar o Capitão Morais durante a primeira instrução de primeiros socorros.

A última foto mostra o Capitão Morais se adaptando a uma das peculiaridades do trânsito em Moçambique: a mão inglesa.
Desejamos sucesso na missão para estes policiais brasileiros que como os UNPOLs estão representando nosso país em terras além-mar.

Um comentário:

Lauro Pedot disse...

Bom trabalho e, parabéns aos capitães, por terem sido escolhidos. Que essa integração com Moçambique e os outros países da língua portuguesa, sempre aumente ! Sucesso aos irmãos moçambicanos na empreitada. Com certeza colaborarão para o aumento da qualidade de vida do país.