quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Haiti: Epidemia de cólera ganha novo impulso

A epidemia de cólera iniciada no começo do mês de outubro na região do rio Artibonite se alastrou rapidamente pelo Haiti atingindo a capital Porto Príncipe e, nesta semana, a cidade costeira de Gonaives. Foram pelo menos 724 mortes nas últimas semanas, sendo que as autoridades sanitárias haitianas contabilizaram certa de 80 mortes em todo país somente na última terça-feira (09 nov 2010). As autoridades confirmaram, ainda, que já ultrapassa de 11 mil o número de pessoas infectadas e atendidas em hospitais. O principal vector da transmissão da doença é a água contaminada.
A confirmação de que o tipo de cólera que está atingindo a população não é originária do Caribe e sim da Ásia fez com que as suspeitas sobre a origem da epidemia recaíssem sobre os Boinas Azuis nepaleses, cuja base encontra-se em Mirebalais, foco principal de disseminação da doença. Embora o comando da MINUSTAH tenha sido enérgico ao afirmar que esta notícia não tinha fundamento, tendo em vista que o contingente Nepalês fora substituído entre 8 e 15 de outubro e que os novos militares foram submetidos a exames prévios que confirmaram seu bom estado de saúde, a imagem da MINUSTAH foi manchada perante a opinião pública haitiana, visto que ainda paira o sentimento de desconfiança para com as autoridades da ONU.
O furacão Tomas, o atingir o Haiti no início do mês, aumentou o flagelo da população, pois cerca de um milhão e trezentos mil pessoas continuam a viver em acampamentos constituídos por barracas de lona. As condições de salubridade são quase que inexistentes, o que torna o ambiente propenso ao surgimento e propagação de várias doenças. Na foto abaixo temos uma prova de que estes acampamentos estão literalmente distribuídos por toda a capital haitiana, pois podemos visualizar várias barracas montadas em uma praça em frente ao Palácio Nacional.


Nas fotos seguintes podemos ver vários desses acampamentos distribuidos em locais distintos da capital Porto Príncipe.

Uma das cidades que mais sofreu danos com a passagem do furacão Tomas foi Leogane, justamente a cidade onde se localizou o epicentro do terremoto do dia 12 de janeito de 2010. As imagens abaixo nos possibilitam ter uma idéia dos estragos. Na primeira vemos a população enfrentando a correnteza provocada pela inundação em uma das ruas centrais da cidade. Já na segunda podemos ver a ação de voluntários da organização "All Hands Volunteers" realizando a limpeza de uma das salas do hospital Saint Croix que teve que ser evacuado ao ter suas dendências invadidas pela água.


Fonte: Site do Terra, All Hands Volunteers, AFP e Euronews

Nenhum comentário: