terça-feira, 30 de novembro de 2010

Haiti: UNPOLs trabalham em todo território a fim de assegurar a legalidade do pleito eleitoral

Três dias após a realização do pleito eleitoral no Haiti integrantes da missão conjunta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do grupo regional do Caribe (CARICOM) informaram que as eleições foram consideradas válidas, muito embora a ocorrência de denúncias de fraudes por parte de segmentos da população o que ocasionou protestos em maior ou menor escala em todo o país. No próprio dia da eleição o chefe da Missão de Paz da ONU no Haiti – MINUSTAH – Edmond Mulet reconheceu que ocorreram alguns incidentes na cidade de Desdunes, cidade de 42 mil habitantes ao norte de Porto Príncipe. Houve relatos de disparos de arma de fogo e pessoas feridas no saque ocorrido em um local de escrutínio, sendo necessário a intervenção das forças de segurança e envio de veículos blindados até o local para recuperar o controle da situação. Ocorreram também problemas em Porto Príncipe, onde seções eleitorais atrasaram a abertura da votação em até 02 horas, bem como ocorreram problemas com eleitores não cadastrados e eleitores cadastrados que não sabiam onde deveriam votar. No mesmo tom da população, 12 dos 18 candidatos presidenciais denunciaram que as eleições sofreram uma grande fraude com vistas a favorecer o candidato da situação, Jude Celestin. No entanto, após as primeiras pesquisas, dois candidatos, Michel Martelly e a oposicionista Mirlande Manigat, ao constatarem possibilidades de vitória ou de estarem em um possível segundo turno, voltaram atrás e disseram acreditar que os votos devem ser contados. Em declaração aos órgãos da imprensa internacional que cobrem o pleito eleitoral, Edmond Mulet declarou hoje que o processo eleitoral no Haiti está estabilizado e que apesar dos problemas enfrentados, esta eleição foi bem melhor que a anterior.
No que se refere aos integrantes da MINUSTAH, em especial aos UNPOLs, a semana foi de intenso trabalho. Os Boinas Azuis tiveram papel fundamental para que os problemas fossem minimizados ao máximo e fosse assegurada a tranqüilidade necessária para que a população exercesse seu poder de voto. Equipes policiais da ONU foram destinadas para várias cidades do interior, sendo que o Tenente Couto, da Polícia Militar de Pernambuco, foi designado para trabalhar na cidade de Jeremie, capital do Departamento de Grand'Anse, situada a oeste de Porto Príncipe. A preparação começou com cerca de uma semana de antecedência com o deslocamento do efetivo. Nas fotos abaixo podemos ver a preparação do comboio na base em Porto Príncipe
Já nas fotos seguintes visualizamos o deslocamento realizado por rodovias e estradas do interior do Haiti.

Nas foto abaixo podemos ver o Tenente Couto durante uma parada do comboio para descanso e reorganização.

Várias reuniões de trabalho e avaliação foram realizadas, nas fotos abaixo podemos verificar duas dessas reuniões. Na primeira o Tenente Couto aparece em pé à esquerda, de braços cruzados.

Abaixo podemos ver um dos pontos de votação em Jeremie, sendo que na primeira foto um UNPOL canadense está conversando com um dos haitianos responsáveis pela seção eleitoral.
O trabalho dos UNPOLs somente terminará no momento em que retornarem a Porto Príncipe e entregarem as urnas para o escrutínio. Segundo informou o chefe da MINUSTAH, o Conselho Eleitoral deverá divulgar os resultados preliminares a partir do dia 07 de dezembro.

Fonte: Site Público 20 e O Globo,
Fotos: Facebook

Nenhum comentário: