terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Capitão PMDF Rodrigo Campos: Breve resumo de sua 1ª estada na UNMIT em 2008

O Capitão Rodrigo Camargo Campos, da Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF, é um dos atuais integrantes do contingente UNPOL brasileiro na Missão de Paz da ONU no Timor Leste – UNMIT. A adaptação ao ambiente da missão, aos colegas policiais internacionais, ao calor e ao idioma não foram obstáculos para este Oficial brasileiro, tendo vista que, na realidade, este é o seu segundo tour of duty naquele país do sudeste asiático.
Em sua primeira Missão de Paz na UNMIT, iniciada em 28 de abril de 2008, o Capitão Rodrigo Campos foi inicialmente designado para trabalhar como patrulheiro. As atividades principais desta função da UNPOL eram o atendimento e registro de ocorrências policiais, a realização de check points, bem como o patrulhamento nas ruas de Dili, conforme as fotos abaixo.
Este período inicial foi de grande proveito para o referido oficial, pois a atividade desenvolvida lhe oportunizou conhecer as características e o modo de atuação de policiais de diversas nacionalidades e continentes. O convívio diário com esses UNPOLs (fotos) possibilitou angariar o conhecimento e a experiência necessária para a função que passaria a exercer na sequência da missão.
Nos sessenta dias em que esteve patrulhando as ruas da capital timorense, o Capitão Rodrigo Campos aproveitou para ter um contato mais aproximado com o povo do Timor, conhecendo sua cultura e costumes, bem como verificando as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia de um povo que luta para se reerguer após um período de dominação estrangeira.

A partir do terceiro mês de missão, em reconhecimento ao bom serviço prestado, bem como pela qualificação técnica do Capitão Rodrigo Campos, ele passou a trabalhar no Setor de Administração de Pessoal da UNMIT. Podemos dizer que, em se tratando de efetivo, este setor é o centro nervoso da missão, não só no Timor Leste, mas em todas as Missões de Paz da ONU. Entre suas atribuições encontramos as seguintes: é a responsável pelo check-in e check-out dos UNPOLs (procedimentos de recepção e integração do policial à missão e seu desligamento), designações e transferência de unidades, dispensas diversas (Compensatory Time Off - CTO, Annual Leave- AL, Sick Leave - SL, Compassionate Leave - CL) , autorização de viagens dentro e fora do Timor (UN flight books), preparar o Montly Attendance de aproximadamente 1500 policiais (entre UNPOL e Formed Police Units - FPU) , análise dos requerimentos e cálculo do saldo de folgas previstas, preparo, análise e instrução de processos de reembolso dentre diversas outras funções.

Por fim, o Capitão Rodrigo Campos desempenhou uma das funções que eu reputo das mais gratificantes para quem está servindo em uma Missão de Paz, integrar a equipe responsável pela semana inicial de treinamentos aos novos UNPOLs que chegam na missão: o Induction Training. É uma função gratificante porque você acaba conhecendo todos os UNPOLs de diferentes nacionalidades que chegam à missão e, por outro lado, você passa a ser conhecido e respeitado como profissional por todos eles, visto que a competência e qualificação técnica, como eu já disse, são requisitos fundamentais para integrar esta equipe. As fotos abaixo mostram algumas destas palestras ministradas pelo Capitão Rodrigo Campos, sendo que as duas primeiras mostram um contingente de policiais chineses.

Já as fotos seguintes mostram palestras para turmas mistas de UNPOL, visto que os policiais ao chegarem na missão são imediatamente submetidos ao Induction Training e, não raras vezes, são incluídos em turmas em andamento. Isto aconteceu comigo ao chegar no Haiti em junho de 2007, eu era o único brasileiro chegando na missão e fui incluído em uma turma de oito Guardias Civis espanhóis que já estava no terceiro dia de instrução. Ao término das instruções para os espanhóis eu permaneci sozinho mais dois dias a fim de concluir as aulas que já haviam sido ministradas quando da minha chegada.

O Capitão Rodrigo Campos trabalhou dez meses na Registry - CTO Unit e, nos últimos 5 meses de missão, em virtude de seu comprometimento com o trabalho e respeitabilidade que angariou do comando da UNMIT, desempenhou a função de comandante (Team Leader) da unidade. Este brilhante Oficial da PMDF contribuiu, em sua primeira estada no Timor Leste, para elevar o nome do Brasil e de sua corporação entre a comunidade de nações que integram a missão.

Com certeza a experiência adquirida em seu primeiro tour of duty no Timor Leste será um diferencial de qualidade e experiência para que este policial militar brasileiro obtenha o sucesso esperado nesta segunda Missão de Paz na UNMIT.

5 comentários:

Carlos Melo disse...

Tenho orgulho desse Oficial! Excelente pessoa, excelente profissional!
Continue Rodrigo!
Força e Honra!

Unknown disse...

A exemplo do Melo, sinto-me muito orgulhoso por este meu amigo de turma! Isso aí Rodrigo!
Danzmann - Cap PMDF

Iris disse...

OI Capitão Rodrigo, fico muito orgulhosa por todo esse talento e dedicação.... continue sempre assim, te admiro muito.
Iris Braga.
Bsb,15 de dezembro de 2010

Anônimo disse...

È meu irmão, é meu irmão.
Eu já banhei ele;
beijei ele;
dormi com ele.
Que bom que ele cresceu e se tornou esta pessoa tão iluminada e querida por todos,

Saudades,
Amamos muito você.
Parabéns
Regina

Anônimo disse...

Que Deus continue te abeçoando e te dando inteligência para engrandecer o nome de nosso país perante terras estrangeiras.

Grande abraço, amigo!


CAP PMSE ILDOMÁRIO