segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MINUSTAH: O Natal dos UNPOLs brasileiros

Bom, após escrever o post sobre as comemorações de final de ano nas operações de paz, recebi informações específicas sobre como foi o Natal de nossos amigos UNPOLs brasileiros em Porto Príncipe. E, logicamente, não poderia deixar de registrar a festa de natal organizada por eles em conjunto com UNPOLs canadenses e colombianos em um orfanato que abriga 45 crianças na periferia da capital Haitiana.
Como já escrevi no texto anterior, estas ações são voluntárias e implicam em dispensas temporárias do serviço por parte das chefias de Unidade às quais pertençam os UNPOLs. Através da sequência de fotos abaixo podemos ter uma idéia de como este dia foi especial para as crianças e para os UNPOLS. Nas duas primeiras fotos podemos ver a chegada ao orfanato e o momento em que o pessoal estava descarregando os presentes das viaturas. Na primeira foto estão o Capitão Tadeu, da Polícia Militar do Rio de Janeiro - PMERJ, e o Tenente Couto, da Polícia Militar de Pernambuco - PMPE. Já na segunda vemos o Capitão Honda, da Polícia Militar do Amazonas - PMAM.
Durante a festa, as crianças confraternizaram com os policiais, participaram de brincadeiras e receberam de presente brinquedos e livros infantis. Para completar a festa, foi servido um lanche com cachorro-quente, salgadinhos, doces e suco. Podemos visualizar alguns momentos da festa nas fotos seguintes:

A seguir, vemos o Capitão Honda, o Tenente Couto e o Capitão Tadeu juntamente com um UNPOL colombiano e uma UNPOL canadense em uma foto com a madre coordenadora do orfanato.

As fotos seguintes registram dois momentos de confraternização dos brasileiros com as crianças haitianas.


Para finalizar, como forma de agradecimento, as crianças prepararam cartões de Natal que foram entregues aos UNPOLs. Na foto abaixo vemos o Tenente Couto com o seu cartão de natal, o qual acredito ter um grande valor sentimental para ele, visto que o Couto estava realizando uma das últimas atividades na MINUSTAH, em decorrência da conclusão do seu tempo de serviço na missão no dia 26 de dezembro.O fato de estar longe de casa em datas como estas, carregadas de forte emoção, faz com que ações como a que os UNPOLs brasileiros participaram no último final de semana em Porto Príncipe produzam uma grande sensação de alegria para contrastar com os problemas enfrentados no dia-a-dia. Esta alegria podemos ver nos sorrisos estampados nos rostos tanto dos UNPOLs quanto das crianças e coordenadores do orfanato. O comentário que o Tenente Coronel Braga, da Polícia Militar do Pará, fez no post anterior sintetiza um pouco este sentimento..."Passar o natal longe da família é duro....Mas a experiência de ajudar alguém compensa de certa forma". O T Cel Braga é veterano da missão no Haiti e fala com experiência sobre o assunto, pois chegou a Porto Príncipe no dia 19 de Dezembro de 2006 e, logo no primeiro final de semana de missão, já experimentou o sentimento de passar um natal longe de casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela iniciativa! Voces sao GRANDES! Ana Estrada