sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Timor Leste: Capitão Araújo assume função de instrutor da PNTL

O Capitão Rogério Araújo de Souza (APM/RS 1997), da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, é um dos integrantes do atual contingente policial brasileiro na Missão de Paz da ONU no Timor Leste – UNMIT. Assim como o Capitão Rodrigo Campos da PMDF, o Capitão Araújo está em sua segunda Missão de Paz. No entanto, a mudança foi radical para este Oficial da Brigada Militar, pois o Capitão Araújo experimentou o frio congelante de Kosovo em 2006 (foto) e agora enfrenta o calor médio de 40° C em Dili, Capital do Timor Leste, conforme podemos verificar na foto tirada do painel de uma viatura da ONU, cujo visor indica temperatura externa de 45° C às 11:59 da manhã.

De certa forma sei o que ele está passando, pois quando cheguei ao Haiti em junho de 2007, deixei para trás 5°C no início do inverno gaúcho e encontrei 42° C no dia seguinte em Porto Príncipe, capital Haitiana. Nos primeiros dias eu suava até em pequenos deslocamentos, ou mesmo protegido à sombra de uma árvore ou marquise, pois o próprio ar que respirávamos era quente. Com o passar dos dias o corpo vai se acostumando.
Mas voltando à história do Capitão Araújo em sua segunda Missão de Paz, da mesma forma que a maioria dos UNPOLs, sua primeira designação foi para uma unidade de patrulhamento (foto), mais especificamente no distrito de Comoro, onde permaneceu por cerca de 45 dias.

Após este período inicial, surgiu a possibilidade de trabalhar na unidade denominada de UNPOL Task Force. O Capitão Araújo se inscreveu para o processo seletivo e, após análise de seu currículo e de ser submetido a uma entrevista, foi aprovado. A UNPOL Task Force Unit é composta por 11 UNPOLs (além do Cap Araújo são 02 croatas, 01 egípcio, 01 australiano, 02 portugueses, 02 filipinos, 01 romeno e 01 ucraniano), todos tendo em comum o fato de já terem integrado unidades especiais em seus países de origem. O Capitão Araújo é oriundo do 1º Batalhão de Operações Especiais – 1º BOE – de Porto Alegre, sendo um dos Oficiais especializados em ocorrências com reféns, atuando como negociador, sendo, também, instrutor de tiro da corporação.
A função principal desta unidade UNPOL é a de acompanhar a Task Force da Polícia Nacional do Timor Leste – PNTL (espécie de Batalhão de Choque ou de Operações Especiais) o qual recebe a denominação de Batalhão de Ordem Pública, com a sigla BOP(foto).

O BOP possui 03 equipes de aproximadamente 25 policiais, e atuam em apoio ao policiamento ostensivo nas situações que envolvam ocorrências de maior vulto. O serviço dos UNPOLs que os acompanham é desenvolvido em revezamento nos turnos de 23h-8h, 8h - 16h, 16h -23h.
Em algumas oportunidades os integrantes da UNPOL Task Force recebem a missão de treinar os policiais do BOP no interior do País, como no caso das fotos abaixo onde foram registrados momentos do treinamento realizado em Liquica, distante 30 km de Díli. Na primeira foto (esq. para dir.) podemos ver a equipe de instrutores composta pelo Policial Timorense Raul, UNPOL Português Antonio, Capitão Araújo e UNPOL filipino Reynaldo. Nas fotos seguintes podemos ver o Capitão Araújo em parte do treinamento oferecido aos policiais timorenses, o qual incluiu Controle de Distúrbios Civis - CDC, busca em residências, segurança VIP, instrução de Pistola Glock 19, abordagem de pessoas e veículos, uso de bastão expansivo, torções, condução de presos e utilização correta da algema.


Desejo sucesso ao Capitão Araújo, meu colega de turma da APM/RS, grande incentivador e principal responsável por eu ter me motivado a participar do processo seletivo do COTER que possibilitou que eu integrasse a MINUSTAH de junho de 2007 à junho de 2008.

3 comentários:

Ten Miquelino PMDF disse...

Parabens ao Cap Araujo, tenho acompanhado e visto que realmente tem desenvolvido um bom trabalho no Timor Leste.

Anônimo disse...

Que ve ate pensa que e sujeito e serio assim mesmo em.....

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de conhecer o capitão Araujo e seu trabalho de negociador! Parabéns, é um excelente profissional, comprometido e competente. Pessoas assim fazem a diferença e são fundamentais para a sociedade!
Sou muito agradecida por sua ajuda!