quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Missão Cumprida! O Major Silva - PMERJ - Inicia check out no Sudão


O Major Silva, da PMERJ, está prestes a concluir seu período de serviço na Missão de Paz da ONU no Sudão. Após um ano longe de casa o veterano Boina Azul faz um balanço sobre o tempo em que alimentou o sonho de servir às Nações Unidas até o momento em que foi designado para a UNMIS e teve a oportunidade de trabalhar " In the Service of Peace" - fato semelhante ocorreu comigo e, acredito, com grande parte dos Oficiais que já integraram uma missão de paz, inicialmente a ONU era um sonho distante mas que se tornou realidade pelo esforço e dedicação de cada um. O Major Silva (na foto acima no momento da despedida em Yei) concluiu seu texto com dicas importantes aos futuros UNPOLS:

"CHECK OUT, Tempo de reflexão.
Caros Amigos, iniciei o meu processo de check out. Como tudo na vida, uma hora acaba. Nesse momento, fico pensando sobre todo o ano que passei longe dos amigos, da família, do conforto. Valeu à pena? Sim, certamente que valeu!
Desde os tempos de tenente, em 93 ou 94, não lembro bem, tinha vontade de participar de uma UN Mission. Veio Angola, Moçambique, não apliquei, pois achava que não tinha condições. Meu inglês não seria suficiente. Também não tinha prática como motorista, apesar de ser habilitado. Depois veio a missão no Timor e, já estando no BOPE, fui requisitado pelos oficiais que iriam para a missão, a conduzir um treinamento para eles. Eu tinha acabado de vir dos EUA onde tinha atendido a um treinamento no Departamento de Estado Norte Americano. Um dos oficiais (atualmente o Cel Carvalho) veterano de missão, falou comigo em tom de brincadeira que só aceitava comandos em inglês para a prática de tiro. Conduzi o treinamento em inglês o que fez com que os oficiais insistissem que eu aplicasse para a missão... Ainda não o fiz. Depois tentei aplicar para a MINUGUA e fiz um teste de espanhol, mas não houve o prosseguimento na missão. Finalmente em 2008 resolvi, incentivado pelo tenente Penha Brasil a fazer os testes do COTER. Fiz, passei e fui o primeiro a ser chamado. Aqui estou a dez dias de completar a missão, graças a Deus com êxito.
Na despedida de Yei, pude perceber o quanto os brasileiros são respeitados. Vários discursos e homenagens fizeram para nós... em 11 meses por lá não vi nenhum check out igual.
Para os novatos... Viva a missão, tire fotos, converse, reze, pratique esportes, vá ao Brasil, troque informações, troque souvenirs e lembre, o relógio não para! Nos momentos de angústia, pense nisso. Para uns a missão demora, para outros, voa... Procure sua zona de conforto. Exercite o Stress Management, pois um dia você estará checking out !
Como dica operacional, guarde toda a papelada, MOP, Leave Request, Accomodation Request, Boarding Passes, Hand over Notes, isso facilitará em muito o processo.
Obrigado a todos que contribuíram para que a bandeira do Brasil tremulasse tão longe de casa.

Major PMERJ Andre SILVA de Mendonça
UNMIS 2008/2009 "

Parabéns a todos os Oficiais brasileiros que estão concluindo sua missão no Sudão!

2 comentários:

Maj Alexandre disse...

SILVA

QUE DEUS O ABENÇOE, QUE DURANTE ESTE ANO EM SUA VIDA TNEHOA CERTEZA QUE MUITOS CONCEITOS PESSOAIS MUDARÃO, E MUITAS LIÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS FORAM APREENDIDAS,POIS NÓS BRASILEIROS SOMOS BONS PARA CARAMBA, E QUE POSSA SOMAR EM NOSSA BATALHA DE BUSCAR NOSSO ESPAÇO DE POLICIAIS MILITARES DENTRO DA ONU.

MAJ ALEXANDRE-PMDF
UNMIS 07/08

Anônimo disse...

Parabéns, Major!
Espero que volte com uma bela experïência de vida e profissional!
Conte com o amigo de Bsb!
Abraço,
Sérgio Carrera