quarta-feira, 21 de abril de 2010

Boina Azul é promovido a Capitão na PMDF


O Diário Oficial do Distrito Federal publica nesta quinta-feira, 22 de abril, a promoção ao posto de Capitão do veterano Boina Azul da MINUSTAH Sérgio Carrera de Albuquerque Melo Neto (na foto recebendo a medalha da ONU) com quem tive o prazer de trabalhar e conviver diariamente por seis meses em Porto Príncipe durante o ano de 2007.
Atualmente o agora Capitão Carrera é um oficial altamente reconhecido em nível nacional por suas atividades em prol dos UNPOLs brasileiros. Afinal, muitos oficiais de outros Estados se socorreram do Sérgio para agilizar suas documentações no COTER e no Itamaraty quando de suas designações para alguma das missões que o Brasil participa.
Entre as várias ações pró-ativas que Carrera se acostumou a fazer em relação ao tema “Missões de Paz e a UNPOL” posso citar o fato de ter sido idéia dele a uniformização do contingente policial brasileiro e a conseqüente criação da camisa pólo preta utilizada por todos os contingentes nas 3 missões atuais (Timor, Haiti e Sudão). No âmbito de PMDF foi um dos idealizadores e coordenador do curso “Policial da ONU em Operações de Paz” o qual terá sua segunda edição este ano, bem como do curso “United Nations Police Pre-Deployment Course” que iniciará no próximo mês.
Além disso, o Carrera é destaque também entre os militares das forças armadas, pois foi convidado no ano passado para palestrar em evento realizado pela Marinha do Brasil cujo tema era justamente a participação brasileira em Missões de Paz, em especial, ele falou sobre a participação policial. E mais recentemente, nos dias 14 e 15 de abril, foi um dos palestrantes, a convite do Exército Brasileiro, do Estágio Preparatório de Comandante de OM e Estado-Maior (EPCOEM 2010/02) realizado no CIOPAZ no Rio de Janeiro do qual participaram 18 Oficiais do EM do BRABATT 2, que segue em agosto de 2010 para o Haiti.
Por fim, o Carrera foi o grande incentivador, ainda em Porto Príncipe, para que eu começasse a escrever este blog.
Parabéns Carrera!

3 comentários:

Unknown disse...

ESSA GERAÇÃO É MOTIVO DE ORGULHO E UM ESPELHO PARA TODOS NÓS.
PS: "QUANDO EU CRESCER QUERO SER COMO VOCES!!!" RSRSRS

José Vicente disse...

Ter sido o Comandante do Contingente UNPOL/MINUSTAH 2006/2007 é algo de que me orgulho muito, principalmente por ter trabalhado com o CAP CARRERA, CAP Freitas e Cap Marco.

Salve, amigos e irmãos.

TC PMPA Braga

Anônimo disse...

Parabéns conterrâneo!

A promoção é mais do que mereceida, pois você tem demonstrado ser um exemplo de oficial, de peacekeeper e de amigo (ainda que virtual como um tamagoshi...).

Tudo de bom e muitas realizações!

P.S.: nem vem botar banca que a cerva é por sua conta. Meu Deus, quando eu crescer quero ser capitão da PMDF, ehehehe