sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Moçambique: Oficiais da Brigada Militar enviam notícias do curso de capacitação para Bombeiros Moçambicanos

O curso de capacitação para instrutores do Serviço Nacional de Salvação Pública de Moçambique, o Corpo de Bombeiros moçambicano, patrocinado pela JICA (Japan International Cooperation Agency), e que está sendo desenvolvido na capital Maputo sob a coordenação dos Capitães João Batista (APM/RS 1995) e Cláudio Morais Soares Junior (APM/RS 1997) entra em sua fase final. O Capitão Morais nos enviou informações e fotos a respeito do andamento das instruções destacando que apesar do pouco tempo que resta, tendo em vista que o término do curso está previsto para o dia 09 de dezembro, ainda há muito trabalho a fazer, pois "ainda temos pela frente matérias importantes e práticas que vão exigir bastante aplicação por parte do alunos e dos formadores, uma vez que vamos para os trabalhos em altura e desencarceramento, além de buscas em espaços confinados. Esperamos atingir os objetivos que nos propomos."
Na foto abaixo podemos verificar uma instrução de Salvamento em Altura, que em Moçambique é denominada de "Grande Ângulo". Esta instrução, segundo o capitão Morais, "com ênfase nas voltas e nós, objetiva dar os fundamentos necessários para a realização de ancoragens e amarrações durante as demais atividades de salvamento".

Na foto seguinte podemos visualizar uma avaliação prática das aulas de Voltas e Nós conduzida pelo Capitão Morais, na qual qual os alunos deveriam demonstrar sua capacidade de memorização na confecção e aplicação dos diversos tipos de nós e amarrações aprendidos.

Na foto seguinte visualizamos os Capitães João Batista (esquerda) e Morais realizando uma avaliação da Matéria de primeiros socorros com ênfase na análise primária e manobra de reanimação cárdio-pulmonar (RCP).A foto abaixo foi tirada durante uma demonstração realizada pelos alunos aos coordenadores do curso e avaliadores externos da JICA, os quais, segundo o Capitão Morais, teceram vários elogios ao trabalho realizado.
Durante o transcorrer do curso são realizadas reuniões periódicas de avaliação com os representantes da JICA. O Capitão Morais destaca que nessas reuniões "são discutidos os aspectos de ensino e aprendizagem, além de responder a questionamentos sobre as atividades realizadas e prestação de conta dos equipamentos recebidos". Na foto abaixo vemos o Capitão Morais(esquerda) e o Capitão João Batista (direita) em uma dessas reuniões.
O Capitão Morais destaca, ainda, que tiveram poucas oportunidades de interação com a população, pois passam praticamente o tempo inteiro no circuito Hotel-Bombeiros-Hotel. No entanto, durante estes deslocamentos puderam verificar que muitas crianças na periferia não se comunicam em língua portuguesa, somente em um idioma local conhecido por "Changana", oriundo da língua nativa "Banto". Uma cena que lhes chamou muita atenção foi o contraste que se verifica na foto abaixo, onde podemos ver em primeiro plano a população em uma feira livre bastante precária e ao fundo um imponente estádio de futebol que está sendo construído para as eliminatórias para a Copa Africana de Nações de 2012 que será realizada conjuntamente por Guiné Equatorial e Gabão. Moçambique está no grupo 03, juntamente com Zâmbia, Líbia e Ilhas Comores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao colega Cap Moraes pelo trabalho realizado na Missão de Paz em Moçambique. Muito nos orgulha saber que vários colegas da Turma 1197 já participaram dessas missões internacionais e, com certeza, é motivo de orgulho pra a nossa briosa BM. Parabéns a todos os colegas que já participaram ou estão participando, como é o caso do nosso colega Moraes. Fico muito feliz e orgulhoso de ter colegas que superam dificuldades em busca da qualificação profissional, pessoal, em prol das pessoas mais necessitadas. Forte Abraço.

Cap SCHERNN - CRPO/FNO - Santa Rosa