segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Haiti: UNPOLs brasileiros recebem medalha da ONU

No último dia 02 de dezembro, o contingente policial brasileiro na MINUSTAH teve coroado o intenso trabalho desenvolvido em nome da paz em um haiti devastado pelo terremoto ocorrido no mês de janeiro. Nossos UNPOLs foram agraciados com a Medalha das Nações Unidas “In the Service of Peace” (foto acima).
A solenidade ocorreu na base do BRABATT 1 (Brazilian Battalion 1) siuada na capital Porto Príncipe. Diferentemente da grande maioria das cerimônias anteriores no Haiti, nesta oportunidade os UNPOLs brasileiros receberam a medalha de forma conjunta com os militares brasileiros que integram o braço militar da MINUSTAH. A solenidade contou com efetivos militares do BRABATT 1, BRABATT 2, BraEngCoy (Companhia de Engenharia Brasileira) e Estado Maior, totalizando aproximadamente 1300 agraciados (foto abaixo).
Entre os convidados estavam UNPOLs e militares da França, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Coréia do Sul, Peru, entre outros. Os quais puderam acompanhar, inclusive, apresentações artísticas por parte dos militares brasileiros.
Também prestigiaram o evento o Embaixador brasileiro, Igor Kipmann, sua esposa, a Embaixatriz Roseana Kipman, o Force Commander da MINUSTAH, General Paul Cruz, o SRSG (Special Representative of Secretary General) Edmond Mullet e o Police Commissioner, o argentino Gerardo Chaumont. Nas fotos abaixo podemos ter uma idéia da solenidade. Na primeira podemos visualizar os brasileiros já ostentando no peito a medalha (a partir da esquerda): Capitão PMAM Honda, Capitão PMAM Algenor, Tenente PMPE Couto e Capitão PMERJ Tadeu, juntamente com o Embaixador Igor Kipmann.

Na foto seguinte o Capitão Honda e o Tenente Couto aparecem ao lado do General Brasileiro Paul Cruz, o qual é o Force Commander da MINUSTAH.

É praxe entre os contingentes policiais da MINUSTAH prestigiarem o Medal Parade de outros contingentes, principalmente aqueles policiais que estão no rol dos grandes amigos, como no caso da foto abaixo em que podemos ver Tenente Couto, Capitão Honda e Capitão Tadeu junto a um UNPOL colombiano.
Já na última foto podemos ver os integrantes do contingente policial brasileiro posando para foto com uma criança haitiana presente na solenidade. Podemos visualizar uma parte do pátio interno da base brasileira - BRABATT 1, com a bandeira brasileira içada e veículos blindados ao fundo.

2 comentários:

Cap PM/AM Honda disse...

Realmente foi uma solenidade grandiosa e bonita, a qual marcou todos os presentes. Dificilmente chegaríamos sequer perto disso se fôssemos fazer uma solenidade com recursos próprios, logísticos ou mesmo financeiros. Obrigado aos Comandantes e demais militares do Batalhão de Infantaria de Força de paz que nos "acolheram" e proporcionaram esse evento inesquecível. Ah, e entoar o Hino Nacional tão longe de "casa" tem um significado todo especial! Parabéns a todos!


Fábio Honda Nascimento - Cap PM/AM

Ricardo Couto disse...

Depois de um ano como esse, onde tivemos a graca divina ao nosso lado, pra nos conservar vivos em meio a tantas catastrofes, desastres naturais, epidemias, eleicoes, revoltas sociais, enfim um ano que marcou e maracara nossas vidas pra sempre, acredito que fechamos 2010 com chave de ouro diante de tao briosa solenidade, nao tenho palavras pra agradecer primeiramente a Deus, depois minha familia que teve um papel fundamental na minha sobrevivencia (especialmente na minha sanidade e integridade fisica aqui), aos meus amigos que agora ja considero irmaos de armas Cap Algenor,Cap TAdeu, Cap Honda, Cap Bassalo e Cap Heberton), Aos amigos que estao longe porem que sempre nos apoiam de sobremaneira (Cap Marcos e o Cap Sergio Carrera (se nao fosse por vcs nossas familias nao teriam tantas noticias sobre nos que estamos aqui em missao e longe de casa), Aos amigos de diferentes nacoes que aqui estao conosco e que nos fazem sentir tao bem, aos amigos que estao no Brasil esperando a gente chegar so pra dar aquele abraco e dizer bem vindo...A todos voces dedico esta medalha que esta simbolizada pelo sangue , suor e lagrimas dos que aqui vieram e nao puderam voltar pra suas familias ai no Brasil...Obrigado sinceramente...Meu coracao ja esta apertado a muito tempo, pois meu EoM (final de Missao) esta chegando(28/12)e sei que aqui vou deixar a prova de meu renascimento como ser humano e como profissional, aqui vou deixar 03 cidadaos de bem que conviveram comigo por quase 01(um) ano, mas o fim chega pra todo mundo, embora em nossas mentes permaneca a lembranca e a experiencia marcante...
As medalhas perdem o brilho, as acoes podem ser ate esquecidas pelos homens, mas suas memorias ninguem tira de voce...

De Pernambuco pro mundo...
Como diriam alguns amigos nossos:
"Nossa Boina eh azul, mas esta quente quase pegando fogo"
Essa foi a missao das missoes..
MINUSTAH 2010
Pra sempre..