sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Guiné Bissau: Capitão Osório retorna ao Brasil após 12 meses de Missão

O Capitão Tales Américo Osório (APM/RS 1998) já está em Porto Alegre junto a seus familiares após passar os últimos 12 meses como integrante da United Nations Police - UNPOL - da Missão da ONU na Guiné Bissau. Segundo o Capitão Osório, veterano da Missão no Haiti - MINUSTAH, as duas missões são bem diferentes. Isto se deve não só a diferentes situações política e econômica que atravessam atualmente o Haiti e a Guiné Bissau, mas também pela diferença de atuação da UNPOL. Enquanto no Haiti a missão basicamente se define como de monitoramento e aconselhamento técnico, na Guiné a missão principal é a reforma do Setor Policial.
O capitão Osório salienta que foram muitos os avanços obtidos no setor de segurança pública da Guiné Bissau no decorrer do ano de 2010, destacando as seguintes ações desenvolvidas pelo contingente UNPOL, o qual tem como a mais alta autoridade, Senior Police Adviser, o Coronel da PMDF Nelson Garcia:
* Implementação do Centro de Treinamento Computadorizado no Comissariado Geral da Polícia de Ordem Pública;
* Processo de Certificação dos contigentes policiais da Guiné-Bissau;

* Estudo para um fundo de pensão para os quadros policiais;
* Auxílio na estruturação do escritório da Interpol em Guiné-Bissau;
* Construção da Esquadra Policial Modelo no Bairro Militar/Bissau (ainda em andamento), conforme foto abaixo em que o Capitão Osório aparece durante fiscalização das obras;

* Instalação da Unidade de crime transnacional;

* Colocação de UNPOL nos comissariados de polícia;
* Visitas de campo em todas as regiões do país, inclusive no arquipélago dos Bijagos;
* Curso de Atualização Profissional para os policiais que integrarão a Esquadra Policial Modelo, do qual o Capitão Osório foi um dos coordenadores e instrutor;

* Planejamento e execução de diversos seminários envolvendo o tema da Reforma do Setor de Segurança e Justiça da Guiné-Bissau.

Por fim, o avanço obtido na formação e capacitação dos policiais locais foi coroado com a indicação de 07 policiais da Guiné Bissau para integrarem o contingente UNPOL na Missão de Paz da ONU no Haiti, o que certamente contou com a participação dos UNPOLs brasileiros, em especial o Capitão Osório ao transmitir informações específicas sobre MINUSTAH, onde esteve em 2006. A foto abaixo foi tirada durante a cerimônia de despedida dos novos UNPOLs, sendo que o Capitão Osório aparece ao fundo à esquerda.

Osório, parabéns pelo sucesso obtido em mais este Tour of Duty como integrante de United Nations Police!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens ao Cap QOEM Talles Americo Osorio. Acredito que a Policia na Guine Bissau nao esquecera a Brigada Militar. Quem sabe tenhamos a oportunidade de ter camaradas da Policia da Guinea em POA para atividades de intercambio na APM.

E dedico ao Osorio o brado...Descanca! Guerreiro...apos essa nobre missao.
Pronto para a proxima ...