terça-feira, 19 de janeiro de 2010

General Gaúcho pode reassumir o Comando Militar da MINUSTAH


O General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, gaúcho da cidade de Rio Grande, o qual exerceu a função de Force Commander das tropas militares das Forças de Paz da ONU no Haiti entre janeiro de 2007 e abril de 2009, embarcou no aeroporto do Galeão ao meio-dia do último domingo em um avião Hércules C130 da Força Aérea Brasileira rumo a Porto Príncipe, capital do Haiti. A Princípio, o General Santos Cruz será o novo assistente do general Floriano Peixoto Vieira Neto, atual Force Commander da MINUSTAH.
Durante os dias que sucederam ao terremoto no Haiti os EUA fizeram desembarcar na capital haitiana aproximadamente 10 mil militares, o que os torna o maior contingente militar no terreno. No caso dessas tropas serem incorporadas à MINUSTAH pelo Conselho de Segurança da ONU, os EUA passariam a comandar a Força de Paz da ONU no Haiti, visto que tradicionalmente não subordinam suas tropas a comando de estrangeiros. Esta possibilidade criou um impasse diplomático, pois o Governo brasileiro deseja continuar à frente da Missão da ONU no Haiti.
O General Santos Cruz seria um nome de consenso para o comando, inclusive entre os norte americanos, pois ele é o militar brasileiro mais conhecido e respeitado no exterior, conhecido inclusive como o "general que pacificou o Haiti", fato que o torna um dos mais cotados para o cargo.
A foto acima foi tirada em 18 de dezembro de 2007 durante visita do Contingente Policial Brasileiro ao General Santos Cruz em seu gabinete no Hotel Christoper. ( Tenente PMDF Carrera, Major PMPA Braga, Gen Santos Cruz, Cap BMRS Marco e Cap BMRS Freitas)

Leia mais no site do Jornal Zero Hora e no site DEFESANET

Nenhum comentário: