quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tenente Couto - PMPE - recebe comando de Unidade na MINUSTAH

O Tenente Ricardo Phillipe Couto de Araújo, da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PMPE), já está em Porto Príncipe – Haiti – e as notícias que chegam do país caribenho são muito boas para o Brasil, em especial para as polícias militares.
O Tenente Couto concluiu seu treinamento inicial na unidade de Induction Training e recebeu a designação (deployment) para sua primeira unidade, a K9 Unit, a qual é subordinada à DCPJ - Diretoria Central de Polícia Judiciária da PNH e para qual a UNPOL possui uma estrutura "espelho" a DCPJ/UNPOL. A k9 Unit é uma unidade nova e o Tenente Couto será o seu primeiro comandante, com o desafio muito grande de estruturar o serviço policial com cães na Polícia Nacional do Haiti – PNH. A unidade será responsável pela atuação de policiais especialmente treinados para missões que envolvam drogas em todo território Haitiano.
Nas palavras do próprio Tenente Couto encontramos a explicação para a honra de ter recebido o comando dessa unidade em seu primeiro deployment, fato raro, pois como é de conhecimento dos veteranos de missão postos de chefia são galgados a partir da experiência e tempo de serviço ocorrendo normalmente no segundo semestre do tour of duty:

Pela minha inteira formação na área que vai desde o treinamento básico até o avançado do tipo abordagens com cães k9 SWAT team, detecção de pessoas e explosivos, bem como a detecção em si de drogas e substancias a fins

Boa sorte a mais este Boina Azul que está iniciando sua jornada e irá levar a experiência policial brasileira para terras além-mar.

Nenhum comentário: