Os leitores mais antigos sabem que ano passado tivemos alguns problemas com as notícias que colocamos nos blogs, tanto eu como o Carrera, com respeito ao efetivo no Timor Leste. Sem fazer qualquer tipo de julgamento sobre aquela situação, passarei a reeditar alguns posts os quais considero importantes a nível de conhecimento para os futuros UNPOLs.
Tendo em vista que um novo contingente policial brasileiro se apresentou para a Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - na semana que passou, publico hoje um texto sobre o Capitão Hoffmann (Brigada Militar - APM 1995), escrito em maio do ano passado, abordando a mão inglesa no Timor Leste.
"Logo ao chegar ao Timor Leste o Cap Hoffmann enfrentou uma das tantas situações inusitadas enfrentadas pelos UNPOL ao chegar em um país com cultura e hábitos diferentes dos nossos. Ocorre que no Timor o trânsito segue as regras da chamada “mão inglesa”, ou seja, o volante do veículo localiza-se no lado direito e o tráfego se dá pela esquerda. Os veículos da ONU são adaptados a esta situação. O teste direção é semelhante ao que é realizado no Brasil, durante o processo de seleção do COTER, no entanto é necessário ser refeito na missão a fim de se obter a permissão para conduzir as viaturas da ONU. Sobre a dificuldade do teste o Cap Hoffmann disse que “o teste de direção foi fácil na verdade. A primeira vez que dirigi um carro nestas condições foi no próprio teste, mas foi sem novidades, só que cansa a cabeça, pois todo o tempo tem que estar se lembrando de que tem que ficar à esquerda. Quero ver quando chegar ao Brasil e tiver que dirigir carro com volante no lado habitual...”
Tendo em vista que um novo contingente policial brasileiro se apresentou para a Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - na semana que passou, publico hoje um texto sobre o Capitão Hoffmann (Brigada Militar - APM 1995), escrito em maio do ano passado, abordando a mão inglesa no Timor Leste.
"Logo ao chegar ao Timor Leste o Cap Hoffmann enfrentou uma das tantas situações inusitadas enfrentadas pelos UNPOL ao chegar em um país com cultura e hábitos diferentes dos nossos. Ocorre que no Timor o trânsito segue as regras da chamada “mão inglesa”, ou seja, o volante do veículo localiza-se no lado direito e o tráfego se dá pela esquerda. Os veículos da ONU são adaptados a esta situação. O teste direção é semelhante ao que é realizado no Brasil, durante o processo de seleção do COTER, no entanto é necessário ser refeito na missão a fim de se obter a permissão para conduzir as viaturas da ONU. Sobre a dificuldade do teste o Cap Hoffmann disse que “o teste de direção foi fácil na verdade. A primeira vez que dirigi um carro nestas condições foi no próprio teste, mas foi sem novidades, só que cansa a cabeça, pois todo o tempo tem que estar se lembrando de que tem que ficar à esquerda. Quero ver quando chegar ao Brasil e tiver que dirigir carro com volante no lado habitual...”
O teste de direção é necessário a todo UNPOL para que possa dirigir as viaturas da ONU. Consiste em prova de balisa (garagem e estacionamento) e condução do veículo com acionamento da tração 4x4. O UNPOL tem 03 oportunidades para passar no teste. No caso de não conseguir aprovação o policial permanece na missão, mas fica proibido de conduzir qualquer viatura.
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