quinta-feira, 10 de junho de 2010

Presidente do Sudão será preso ser for à África do Sul



Nesta sexta-feira será realizada a cerimônia de abertura e na partida inaugural do Mundial da África do Sul, no estádio Soccer City de Johannesburgo. O evento contará com a presença de 20 Chefes de Estado africanos, segundo informou Ayande Ntsaluba, diretor-geral do ministério de Assuntos Exteriores sul-africano.
Ntsaluba declarou também que o presidente sudanês Omar Al-Bashir (foto) recusou o convite.
Al-Basir possui contra si, desde março de 2009, uma ordem de prisão internacional emitida pela Corte Penal Internacional por seu envolvimento no conflito de Darfur (oeste do Sudão), no qual a ONU contabiliza 300.000 mortos desde 2003.
No final de maio o Presidente sul-africano Jacob Zuma, ao ser questionado no parlamento sobre a situação do colega sudanês, disse que Al-Basir seria detido se pisasse em território sul-africano, pois "A África do Sul respeita o direito internacional e, como signatário dos tratados, aplicará a lei".
Este impedimento legal para que Al-Basir deixe seu país coincide com a declaração das Nações Unidas de que os confrontos entre rebeldes e forças do governo do Sudão deixaram cerca de 600 mortos em Darfur em maio (440 pessoas morreram em combates com soldados e 126 em confrontos com tribos rivais) fazendo deste mês o mais sangrento desde o início das atividades da UNMID em 2008.

Nenhum comentário: