sábado, 19 de junho de 2010

Operação Policial no Haiti recaptura 30 foragidos

A Diretoria de Operações da Missão de Paz da ONU no Haiti - MINUSTAH - realizou uma operação policial em Porto Príncipe no amanhecer de ontem, sexta-feira, a qual resultou na prisão de 30 criminosos que haviam fugido da Prisão Nacional por ocasião do terremoto do dia 12 de janeiro.
A operação policial teve como alvo o "Campo Jean-Marie Vicent", localizado próximo ao antigo aeroporto militar da capital haitiana e que atualmente é o local de moradia de milhares de desabrigados do terremoto.
Segundo o porta-voz da UNPOL, Jean-Francois Vezina, a operação foi batizada de "Balayage" (em português: varredura) e contou com a presença de 180 militares brasileiros do BRABATT - Brazilian Battalion - os quais tiveram a missão de cercar a área e estabelecer o perímetro de segurança para que os 165 UNPOLs e policiais haitianos realizassem a missão policial de buscas e prisões no interior do campo de refugiados. Venzina ressaltou que durante as duas horas de operação não foi registrado nenhum incidente, bem como não foram registrados tiros ou a necessidade de uso de gás lacrimogênio por parte dos integrantes da MINUSTAH.
A operação, a maior desde o terremoto de janeiro, foi realizada em meio a notícias sobre o aumento da sensação de insegurança dos moradores destes campos de refugiados em decorrência da ação de gangues que atemorizam a população cometendo crimes como o roubo e o estupro.
As fotos abaixo, de operações policiais realizadas no pós-terremoto, nos dão uma idéia do trabalho policial que está sendo realizado atualmente no Haiti.
A primeira foto mostra uma operação policial diurna para a captura de foragidos e delinquentes em um dos muitos campos de refugiados existentes atualmente na capital haitiana.

Na foto seguinte podemos visualizar um grupo de policiais da ONU realizando uma reunião preparatória para uma operação noturna. Notem que a "mesa" na qual os UNPOLs analisam e estudam o mapa do objetivo é o capô de uma viatura.

A última foto mostra a preparação do comboio de viaturas para iniciar o deslocamento até o local designado para a missão. As operações realizadas pela polícia da ONU no Haiti sempre demandam um grande número de viaturas para o transporte de pessoal (equipes policiais de coordenação, pelotões de choque, equipes táticas - SWAT, entre outras)

Fonte: Jornal Zero Hora e site abc4.com

Nenhum comentário: