quinta-feira, 24 de junho de 2010

Timor Leste: UNPOL Português morre em acidente com viatura da ONU

Policiais portugueses pertencentes à Guarda Nacional Republicana - GNR - e que integravam a Missão de Paz da ONU no Timor Leste - UNMIT - envolveram-se em um acidente de trânsito no último domingo em Dili quando deslocavam para uma missão. Um dos policiais faleceu no local em decorrência da gravidade dos ferimentos. Um segundo policial foi transferido para um hospital em Darwin na Austrália onde permanece em observação sem apresentar nenhuma lesão grave.
A representante especial da ONU para Timor-Leste, Ameerah Haq, expressou as condolências à família do militar da GNR "quero prestar homenagem ao militar português que faleceu quando ia numa missão importante (...) É uma grande tragédia e gostaria de expressar as minhas mais sentidas condolências à família e amigos".
O corpo do soldado está em Darwin, na Austrália, porque segundo o comando da missão "é essa a via para se sair de Timor-leste. Há formalidades que têm de ser feitas em Darwin. Espero que o corpo possa chegar nos próximos dias a Portugal. Estamos fazendo tudo para que as formalidades terminem o mais rápido possível".
Portugal é o segundo maior contingente policial na missão no Timor Leste com um total de 198 UNPOLs, sendo 146 policiais da GNR, 51 da PSP e 1 do SEF.

Nenhum comentário: