quarta-feira, 30 de junho de 2010

UNPOLs vão treinar 16.000 policiais no Sudão

O Coordenador Regional para o Sul do Sudão, David Gressly, declarou em uma coletiva com a imprensa na última segunda-feira em Juba que UNPOLs da Missão de Paz da ONU no Sudão - UNMIS - farão o treinamento de 16.000 policiais sudaneses até o final deste ano. Este treinamento faz parte dos preparativos da ONU e do governo do Sudão para o referendo que será realizado em janeiro de 2011 e decidirá sobre a separação da região sul do resto do país. A ONU vai fornecer apoio logístico e técnico à Comissão do Referendo. Gressly enfatizou que o comando da missão e o Governo do Sudão do Sul estão trabalhando duro para desmobilizar 20 mil ex-combatentes só este ano e que a média de desmobilizados é de 5 a 10 ex-combatentes por dia.
Os UNPOLs brasileiros, Capitão Emerson (PMSC) e 1º Tenente Mello (PMESP), já estão plenamente integrados a atividade de treinamento, como mostra a foto acima em que ambos os oficiais aparecem ministrando instrução de controle de distúrbios civis para uma tropa de choque sudanesa.
Fonte: Reliefweb

2 comentários:

Unknown disse...

Dureza esse treinamento!
Não atuei mas acompanhei.
Fazem plenejamento para 200, matriculam 400 e formam 1.000.

Os ex-combatentes vão sendo matriculados ao longo do curso.

Detalhe: não falam inglês e, pior, alguns nem arabe falam para entender o language assistant (o de laranja na foto)

Boa sorte aos brasileiros!

Estou certo que, com esta e outras açoes, os brasileiros estão mantendo e até incrementando o bom nome de que gozamos em Juba e na UNMIS.

Um abraço!

Valdemir
UNMIS 2007/8
1 ANO EM JUBA.

Major Marco disse...

Valeu pelo depoimento, é sempre bom receber mais informações, especialmente de quem vivenciou a missão.

Grande abraço

Cap Marco