quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Capitão Freitas faz relato da situação no Haiti

Capitão Ricardo Freitas da Silva envia relato sobre a situação no Haiti após o terremoto ocorrido na região da Capital haitiana na terça-feira:

"Desejo informar a minha situação na missão do Haiti, após intenso terremoto que destruiu duas importantes cidades do Haiti, soterrando vidas de muitos e especialmente de colegas da ONU (policial, militar e civis ).
No dia do impact , eu estava em missão na cidade de Cap Haitian e já havia iniciando meu deslocamento ( por estrada ) para Gonaives. Durante o trajeto recebemos a chamada de um familiar do agente haitiano que informara o terremoto em um pequena cidade ...a informação não foi clara e logo em seguida as comunicações foram cortadas. Apressamos a marcha para chegar em Gonaives e ver o que acontecia.
Ao chegar na base o Regional Jointy Operacion Center já estava sendo equipado para pudéssemos tentar contato com Port au Prince e demais regiões e iniciar os serviços de apoio para as áreas mais fortemente atingidas , até então não tínhamos a noção da magnitude do impacto.
Ao iniciar as difíceis comunicações, soubemos que a sede da ONU e os bairros da área central de Port-au-Prince (PAP) foram completamente destruídos e o palácio sede do governo federal foi destruído com a possibilidade da morte do Presidente (não confirmada posteriormente), ministros e etc ( o que tornaria ainda mais grave a situação face a fragilidade política ...). Porém as notícias a partir de então são muito tristes.
Afora o monstruoso impact contra a comunidade em geral ...milhares de mortos, feridos e desaparecidos e destruição das principais estrutura da capital ...a destruição do prédio da ONU na capital esta sendo difícil de gerenciar .
Somente ontem consegui falar com um supervisor da UN Security e saber um pouco mais sobre os meus companheiros da segurança. Consegui informações que os outros 02 Oficiais da PM do Brasil estão vivos e já atuando intensamente no resgate na capital.
Confesso, apesar de compreender a nossa função na região de Gonaives (cidade ao Norte de Port au Prince) de coordenar e prover medidas de apoio, me sinto inútil por estar aqui na base em Gonaives...ouvir as operações e o sofrimento sem poder colocar o coturno no barro e muito angustiante ...
Com a destruição do presídio central em PAP , alguns importantes criminosos estão voltando para a região (como exemplo o delinqüente conhecido com Ti Will , preso em 2007 pelas nossas equipes ...) portanto , além , da ajuda humanitária , devemos reforçar as ações de policia para recapturá-los .
Hoje as 0730 sairá um comboio com 200 militares, 06 UNPOL e caminhões de comida e água para ajudar as tarefas em PAP.
O ultimo contato por telefone que tive com colegas em PAP já registravam a chegada de equipes americanas e francesas na capital. A comunidade internacional deverá desembarcar hoje no Haiti com mais equipamentos e socorristas e com isso aumentamos nossas chances de encontrar mais sobreviventes e atender os feridos e dar um destino digno aos corpos que estão pelas ruas.
Quero agradecer todo o apoio que os queridos brigadianos estão nos mandando e peço pensamentos positivos para que possamos encontrar mais sobreviventes. Sei que o nosso Estado passou recentemente por calamidades e acidentes graves, por isso sei que compreendemos a dor dos "vizinhos" e estaremos prontos para ajudar.
Muito obrigado pelo suporte e agora estamos enfrentando uma nova missão e veremos os próximos passos. Eu estou muito bem de saúde e com fé de encontrar mais colegas vivos ...

Respeitosamente,

Cap QOEM RICARDO FREITAS DA SILVA"

8 comentários:

Jorge - Manaus disse...

FORÇA CAPITÃO! ESTAMOS MUITO ORGULHOSOS DE VCS. DESEJO SORTE E UM EXCELENTE TRABALHO NESSA SITUAÇÃO TÃO DIFÍCIL.

Anônimo disse...

GRANDE AMIGO E COLEGA FREITAS, ÉS UM PROFISSIONAL COM MUITO ALTRUISMO E SERÁS MUITO ÚTIL NESTE MOMENTO DE DOR DO POVO DO HAITI, DEUS TE COLOCOU AI PARA QUE FAÇAS A DIFERENÇA. ESTAMOS ORANDO POR VOCÊS, CONFIEM EM DEUS POIS DELE VEM A NOSSA FORÇA, CORAGEM E A VITÓRIA. CAP RR BAGÉ

Anônimo disse...

Vocês são mais, muito mais que heróis. São verdadeiros anjos, cheios de força, garra, coragem e generosidade. Poderiam estar no aconchego de seus lares, no seio de suas famílias,nas facilidades de seu país, mas vocês são maiores, vocês fazem a história, salvam vidas, atenuam as dores. Vocês tem toda a nossa admiração. Porto Alegre, os gaúchos, o Brasil está em coração, pensamentos e orações com vocês

Um abraço

lucapao@bol.com.br

Anônimo disse...

Se tiver alguma informação do TEN PMDF CLEITON NEIVA, gostaria de saber.

Anônimo disse...

Graças a Deus o Freitas está bem... Um alívio para nós do contingente MINUSTAH 2007.

TC Braga

Anônimo disse...

Freitas meu amigo e irmão, além da competência que tu tens e pela minha admiração pela tua pessoa e como profissional que és, saiba que você não está aí por acaso, muitas forças atuam positivamente junto aqueles que fazem o bem, e de uma forma ou outra estas mesmas forças escolhem o momento para dar um fim aos trabalhos de muitos e este não foi o seu caso. Você é guerreiro e fará a diferença, não para se locupletar, bem ao contrário,para fazer a diferença para os outros. Eu, Simone e Bianca ficamos muito felizes em saber que estás bem, com saúde e continuará auxiliando ao máximo no que for preciso acreditando também falar por todos nossos colegas de turma. Grande e Fraterno Abraço. Giovani Gomes - Capitão QOEM ATOBM97

Unknown disse...

Capitão
Estamos com os Senhores em fé, aguardamos seu retorno, tal é nossa preocucação, aqui não é diferente a dor, a dor de saber que também brasileiros tombaram no cumprimento do dever em várias frontes que atuavam neste País.
Oramos por nossos valorosos homens e mulheres pela bravura e coragem.
Fiquem com Deus e com nossa amizade. FORÇA COLEGAS!
-ESCOLINHA DE TRANSITO COMANDO RODOVIÁRIO - BOE - POE - CANIL - PRv MOTOCICLISTAS.
Soldado Afonso BM, atuando em Tramandai/RS - Op Golfinho

João Ricardo Vargas- Maj BM disse...

MILITAR!!!

Graças ao Grande Arquiteto do Universo você esta bem, como sabe, meu irmão, Maj EB VARGAS, esteve aí na missão em 2007, acompanhamos tudo durante este periodo e aprendemos a admirar o trabalho de todos.
Desejamos muito sucesso e que voces estejam sempre protegidos.

Maj QOEM VARGAS - Cmt 2º BOE
Brigada Militar / RS