quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tenente do Paraná foi designado para a missão de paz no Sudão

Em breve o contingente policial brasileiro na Missão de Paz da ONU no Sudão – UNMIS – receberá reforço. Trata-se do 2º Tenente Allan Paulo Bassaco Sacchelli da Polícia Militar do Estado do Paraná - PMPR, o qual serve atualmente no 10º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Apucarana. O Tenente Sacchelli deverá embarcar ainda neste mês de julho para o país africano, onde se juntará ao Capitão Emerson – PMSC – e ao Tenente Mello – PMESP – na missão de treinamento dos policiais sudaneses, conforme informação dada no post anterior.
O Tenente Sacchelli fez parte do grupo de oito Oficiais que concluiu o curso preparatório no Centro de Instrução de Operações de Paz “Sérgio Vieira de Mello” – CIOPaz – no Rio de Janeiro (foto acima) no final do mês de maio. Foram 186 horas de treinamento durante o período de 30 dias onde os oficiais receberam as mais diversas informações a respeito de uma operação de paz. Entre as matérias ministradas no curso estão noções sobre a estrutura da Nações Unidas, condução de viatura 4x4 em terrenos acidentados, noções de rádio comunicação, primeiros socorros (foto abaixo), missão da UNPOL, armamento e tiro, bem como instrução especializada sobre minas terrestres. Campos minados fazem parte das mazelas existentes em muitos países em que a ONU se faz presente, tanto que existe dentro da estrutura do DPKO (Department of Peacekeeping Operations) uma unidade específica para a questão de desminagem.
Dos oito Oficiais que concluíram o curso no Rio de Janeiro apenas o Tenente Sacchelli foi designado para a missão no Sudão, seis Oficiais já embarcaram para o Timor Leste e outro Oficial do Paraná, o 2º Tenente Leandro de Azevedo Thereza, foi designado para a missão no Haiti.
Em recente entrevista o jornal Tribuna do Norte, o Tenente Sacchelli falou sobre suas expectativas com respeito ao trabalho a ser desenvolvido no Sudão:
sei que o Sudão vive uma guerra entre a região sul e norte. Mas, será algo inédito para mim, já que é a primeira vez que represento o Estado em uma missão como esta. Vou poder ajudar outras pessoas e conhecer uma nova cultura”.

Fonte: site do jornal Tribuna do Norte

6 comentários:

Anônimo disse...

Ten.Sacchelli, uma convocação assim, é somente para OS MELHORES... e com certeza VC é um deles!!!! Parabens e Boa Sorte

Adriana Nogueira

Arsenio Cavalcante Bassaco disse...

é isso ai primo sei que vc vai representar bem os brasileiros como sempre representou,e tenho certeza que isso é so o começo,logo logo vc vai alçar voos ainda mais alto dentro dessas forças de PAZ da ONU,um grande abraço ruivo quase kareka

Unknown disse...

parabens vc merece vc sempre lutou por isso, nossa vida é ajudar o proximo sem isso nossa profissao nao tem graça

Unknown disse...

Parabéns pela designação e muito sucesso nesta missão Allan.
Grande Abraço

Astori

Marcinha - Marialva disse...

Boa sorte, tenente... vc merece, vc é um ótimo profissional, mas acima de tudo um homem de um coraçao enorme, amado por muitos... ter a honra de estar nessa missão, não é pra qualquer um... PARABÉNS!!! TU MERECE!!!..."tamo" contigo, cabeça... estarei longe mas com o pensamento positivo aqui pra que dê tudo certo contigo.

Chico disse...

Prezado Ten Sachelli
Sou o Cap Marco Lucio, do Exercito Brasileiro, atualmente em Dilling, Southern Kordofan State, Sudao. Integro a UNMIS desde junho/10. Fico feliz em ver mais um paranaense na missao. Estudei no CPMPR de 1989 a 1994 e devido a isso tenho varios amigos na PMPR. Fique a vontade para entrar em ctt sobre qualquer assunto. Atualmente na missao, alem de mim, ha o Cap Marcelo Rezende, tambem paranaense. Grande abraco.