quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Bill Clinton é indicado pela ONU para coordenar a ajuda humanitária ao Haiti


O Secretario Geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, indicou o Ex-Presidente norte-americano Bill Clinton, atual enviado especial da ONU ao Haiti, para coordenar os trabalhos de ajuda humanitária ao país caribenho. Bill Clinton deve chegar amanhã, sexta-feira, em Porto Príncipe a fim de dar início aos trabalhos.
Clinton foi o escolhido para gerenciar uma situação pouco confortável para as Nações Unidas, visto que os EUA enviaram mais de 10 mil soldados ao Haiti após o terremoto do dia 12 de janeiro, uma tropa numericamente superior ao efetivo da própria ONU e que de imediato assumiu o "controle" da ajuda Humanitária que chegava ao país, assumindo inclusive o comando da torre de controle de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional Toussaint Louverture.
O nome de Bill Clinton tem bom trânsito entre os países membros da ONU, bem como junto ao atual governo americano onde sua esposa, Hillary Clinton, exerce a função de Chefe de Estado. Este fato facilitará o estabelecimento de "regras" para os trabalhos, ficando mais claro a diferenciação entre a missão de estabilização e segurança da MINUSTAH e os trabalhos de ajuda humanitária liderados pelos EUA.

Nenhum comentário: