domingo, 21 de fevereiro de 2010

Líder do golpe militar no Niger foi Boina Azul na Costa do Marfim

O Golpe Militar ocorrido no Niger ganhou destaque na sede da ONU em Nova York no dia 19 de fevereiro quando ao final da entrevista coletiva, a qual referi no último post, um repórter, mudando o foco das perguntas que até então eram sobre o Haiti, questionou o Chefe do DPKO, Alain Le Roy, sobre o que pensava a respeito do líder do Golpe Militar no Níger Salou Djibo, o qual integrou o efetivo da Missão de Paz das Nações Unidas na Costa do Marfim.
Visivelmente constrangido Le Roy respondeu que a ONU não tem ingerência alguma na vida dos Boinas Azuis após o seu período de missão, salientando que o vínculo acaba com o término do contrato. O dirigente do DPKO destacou que este era um fato negativo isolado e citou, como exemplo positivo, o caso de um Boina Azul que participou da missão no Congo e após tornou-se Presidente de seu país. Não satisfeito, o repórter questionou se os critérios de seleção utilizados pela ONU não deveriam ser revistos. Le Roy não deu continuidade ao tema agradecendo a presença de todos e encerrando a entrevista.
Salou Djibo é o Presidente do Conselho Supremo para a Restauração da Democracia do Níger e liderou o golpe que depôs o Presidente Mamadou Tandja e dissolveu o Governo do país. A sua folha de serviço inclui participação na operação de paz da ONU na Costa do Marfim e treinamento militar no Marrocos e China.
Fonte: Site da RTP e da MINUSTAH

Nenhum comentário: