domingo, 21 de fevereiro de 2010

ONU pretende completar as vagas restantes no Haiti com UNPOLs francofônicos

Em nova entrevista concedida à imprensa internacional na sede da ONU em Nova York, no dia 19 de fevereiro de 2010, o Sub-Secretário Geral da ONU para Missões de Paz, Alain Le Roy, reiterou as declarações feitas sobre o reforço do efetivo militar e policial para a MINUSTAH. Declarou que as 2.000 vagas para militares já estão praticamente preenchidas faltando apenas detalhes administrativos para que todo o efetivo chegue a Porto Príncipe até no máximo o final do mês de abril.
Quanto ao preenchimento das 1.500 vagas destinadas a UNPOLs, Le Roy declarou que o efetivo oferecido pelos países-membros ainda não foi suficiente para preenchê-las. No entanto, afirmou que neste momento o DPKO está dando prioridade para policiais francofônicos, pois, segundo o chefe do DPKO, o fato de falar um dos idiomas oficiais do país, o francês, facilitará a integração com a Polícia Nacional Haitiana -PNH, bem como com a população local.
Esta última afirmação nos permite concluir que os UNPOLs em reforço deverão ser empregados prioritariamente em atividades externas que incluem o monitoramento e apoio direto à PNH no policiamento ostensivo em Porto Príncipe e nas demais regiões afetadas pelo terremoto.
O vídeo completo da entrevista, com cerca de 18 minutos, pode ser conferido no site oficial da MINUSTAH.

Nenhum comentário: