domingo, 28 de fevereiro de 2010

O que é uma FPU?

A Formed Police Unit - FPU é uma modalidade de emprego policial utilizado pelas Nações Unidas no desempenho de suas atividades em uma missão de paz. A FPU é uma unidade policial constituída, em regra, por 125 policiais e que atua de maneira semelhante aos batalhões de choque de nossas polícias militares estaduais. Sua organização estrutural é semelhante a dos contingentes militares.
É uma tropa aquartelada, ou seja, diferentemente do policial empregado como UNPOL, possui toda a infra-estrutura de um quartel com alojamentos, seções administrativas, serviço médico, refeitório e local para esportes.
O mandato para as FPU também é diferente da UNPOL, pois elas desempenham um papel fundamental na proteção do pessoal e das instalações das Nações Unidas e prestam apoio em força para as atividades de policiamento da polícia local ou da UNPOL. Suas prerrogativas são limitadas por não serem considerados agentes responsáveis pela aplicação da lei amparados na legislação do país anfitrião, no entanto os integrantes das FPU podem parar, deter e revistar pessoas, de acordo com o mandato específico da missão e diretrizes emitidas pelo DPKO.
Entre suas missões também encontramos as ações de controle de distúrbios civis, bem como, o emprego de equipe de operações especiais, as denominadas SWAT, em situações de alto risco, sempre em conjunto com as forças policiais locais e sob a coordenação da ONU.
Essas funções de segurança em apoio das agências nacionais responsáveis pela aplicação da lei são atualmente desempenhadas por membros das FPUs em missões das Nações Unidas no Haiti, na República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Libéria.
Outra característica que diferencia os policiais que integram uma FPU e os policiais que integram a UNPOL é que os primeiros não são obrigados a ter fluência em Inglês ou francês, pois trabalham em missões de patrulhamento sempre acompanhados de intérpretes. Apenas Oficiais em funções de Estado Maior devem ter fluência em um ou outro idioma de acordo com o idioma oficial da missão determinado pela ONU. Já para os policiais que integram a UN Police, os denominados UNPOLs, este é um pré-requisito obrigatório e faz parte do processo seletivo.
A fotos abaixo mostram algumas FPUs em ação no Haiti em 2008, na sequência: FPU do Paquistão, FPU do Nepal, FPU da China e FPU da Jordânia.



4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa postagem.
Parabéns!
Abraço,
SC

Cap PMAM Honda disse...

Bastante informativo e esclarecedor, Marco, sobretudo pelas imagens. Parabéns!

Unknown disse...

Excelente ARTIGO, gostaria de contribuir com alguns detalhes:
O Conselho de segurança da ONU autorizou o aumento de efetivo das FPUs que agora é de 140 homens(4 PEL Operacionais e 1 PEL ADM). A missão específica das FPUs é CDC(Controle de Distúrbios Civis), mas a doutrina e configuração da tropa é de "Choque rápido" ou seja como as tropas de "ROTAM" ou "ROTA". A MINUSTAH é a única Missão de Paz que conta com uma tropa específica de SWAT-40 homens( NA LIBÉRIA EXISTE UM GRUPO DE AÇÕES TATICAS DENTRO DO EFETIVO DE UMA DAS FPU). GRANDE ABRAÇO E MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO ARTIGO

Major Marco disse...

Agradeço aos amigos pelas palavras, isso nos incentiva a escrever cada vez mais. Agradeço também ao Bassalo pela atualização das informações.

Cap Marco