terça-feira, 4 de maio de 2010

Chega ao fim a missão humanitária espanhola no Haiti


O dia de hoje marcou o início da viagem de regresso para casa de cerca de 450 militares da marinha de guerra espanhola embarcados no navio de “assalto anfíbio Castilla” (foto), o qual esteve por aproximadamente 3 meses em missão humanitária em Petit Goave – Haiti, a fim de ajudar a população local a se recuperar do terremoto ocorrido no último dia 12 de janeiro.
Durante o tempo em que estiveram em Petit Goave os militares espanhóis realizaram uma campanha de vacinação que atingiu cerca de 20 mil haitianos. Mesmo as populações mais retiradas foram visitadas pelas equipes espanholas. O trabalho terá continuidade através de membros da população local que receberam treinamento específico dos médicos e enfermeiros do Castilla. Os espanhóis também executaram atividades de saneamento e limpeza de ruas, bem como organizaram o acampamento utilizado pelos desabrigados, os quais em sua grande maioria perderam totalmente suas casas.
No momento da partida foi realizada uma pequena cerimônia onde todos a bordo relembraram os 04 companheiros que perderam a vida no dia 16 de abril na queda de um dos helicópteros da unidade aérea do navio espanhol. Após uma oração, uma coroa de flores foi lançada ao mar pelo Chefe da Força de Infantaria Marinha, pelo chefe da Unidade Aérea Embarcada e pelo Comandante do Castilla. A chegada dos militares à Espanha, no porto de Cádiz, está prevista para o dia 20 de maio.
Este é um indício de que lentamente começa a ser desmobilizado todo o aparato internacional de ajuda humanitária que aportou ao Haiti nas semanas iniciais do pós-terremoto. Até mesmo o governo americano já anunciou que seus militares deixam o Haiti até o dia 1º de junho.
Assim a ONU, através da Missão de Estabilização do Haiti – MINUSTAH – reassumirá o controle total das ações policiais e militares no Haiti.
Fonte: site do jornal Ecodiario

Nenhum comentário: