quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vídeo: Operação Policial no Haiti

O serviço policial em uma Missão de Paz difere de uma missão para outra, em síntese, depende do tipo de mandato atribuído pelo Conselho de Segurança. No caso do Haiti, o mandato atribuído à UNPOL é de monitoramento e aconselhamento técnico (Technical Adviser), ou seja, os policiais da ONU não possuem poder pleno de polícia. O trabalho consiste em apoiar a Polícia Nacional do Haiti -PNH- no planejamento e execução das atividades nas mais diversas áreas de atuação policial tais como trânsito, polícia judiciária, polícia marítima, policiamento ostensivo em geral, controle de tumultos e operações policiais, entre outros.
Os leitores mais assíduos do blog tem conhecimento de que os policiais brasileiros criaram uma tradição de trabalho na Diretoria de Operações da MINUSTAH, a qual é responsável por todas as operações policiais conjuntas (UNPOL, PNH e Militares) no território haitiano.
No vídeo abaixo podemos verificar na prática esta atuação em uma operação policial na favela de Cité Soleil, a qual tinha por objetivo a prisão de foragidos da Penitenciária Nacional. Em um primeiro momento as imagens mostram a reunião preparatória onde os UNPOLs (India, Espanha, Sérvia, Brasil, entre outros) e policiais hatianos (uniforme marrom identifica a equipe da SWAT haitiana) traçam as diretrizes da operação e estudam o terreno através de um mapa atualizado da área fornecido pela unidade de mapeamento da própria ONU. Logo após são vistas imagens da atuação na favela (UNPOLs espanhóis com uniforme verde). O Capitão Algenor -PMAM - um dos coordenadores da operação aparece dando uma entrevista à imprensa explicando que a ONU estava presente na favela naquele dia em virtude de uma solicitação de apoio da Polícia Nacional Haitiana. Podemos verificar claramente que as abordagens, revistas e eventuais prisões são efetuadas pelos policiais haitianos, cabendo aos UNPOLs o apoio em força e a coordenação da operação. Ao final aparece o Inspetor respondável pela Comissaria de Cité Soleil, o qual explica, em creóle, que a localidade de Boston foi escolhida para desencadear a operação por ter se tornado um local de esconderijo para muitos foragidos da justiça após o caos instalado em Porto Príncipe em virtude do terremoto de janeiro passado.
Acredito que as imagens respondem a uma pergunta que me fazem constantemente: Qual é o trabalho da polícia no Haiti? Vocês atuam auxiliando o exército?
O vídeo é bastante ilustrativo: Polícia executa serviço de polícia.

Nenhum comentário: