sexta-feira, 21 de maio de 2010

United Nations Police Pre-Deployment Course


Está em pleno desenvolvimento desde o dia 17 de maio na Academia de Polícia Militar do Distrito Federal o curso “United Nations Police Pre-Deployment Course". O curso, que é o primeiro desta natureza na américa latina a ser conduzido totalmente no idioma inglês, tem duração de duas semanas e está sendo realizado de maneira conjunta entre a PMDF e o Pearson Peacekeeping Centre do Canadá.
Segundo os organizadores, o curso da UNPOL é iniciado com a introdução às operações de paz complexas e o papel de um oficial da polícia das Nações Unidas. Outros assuntos abordados são: vigilância comunitária, redação de relatórios, o código de conduta das Nações Unidas e o manejo dos grupos vulneráveis, que incluem as mulheres, as crianças, os idosos e os incapacitados.
O United Nations Pre-Deployment Course tem a participação de policiais de 10 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru.
Dois Oficiais da PMDF veteranos de missão fazem parte do corpo de instrutores, sendo o T Cel Leonardo Sant'anna (UNOTIL) e o Capitão Sérgio Carrera (MINUSTAH).
A aula inaugural foi realizada no dia 17 de maio de 2010 no auditório do quartel do Comando Geral da PMDF e contou com a presença de autoridades de mais de dez países (fotos).
Entre os alunos brasileiros estão quatro Oficiais da PMDF e quatro Oficiais de outros Estados (PMERJ, PMGO, PMPE, PMPB).
Muito embora o curso seja sem ônus para o Estado, pois os organizadores proporcionam estadia e alimentação, tendo inclusive fornecido as passagens aéreas para os alunos que não são de Brasília, a Brigada Militar não enviou representante e sequer deu publicidade ao convite recebido para que indicasse um Oficial.
Saiba mais sobre o andamento do curso na página da PMDF.

Nenhum comentário: