quarta-feira, 26 de maio de 2010

Guiné Bissau envia 07 UNPOLs para integrar a MINUSTAH


Aos policiais que já tiveram a oportunidade de integrar uma missão das Nações Unidas este tema não é novidade. No entanto, os que ainda não passaram por esta experiência profissional não podem dimensionar a complexidade de uma Peacekeeping Operation. As ações da ONU, na maioria das vezes, ultrapassam o próprio período de missão e são tomadas justamente para demonstrar à comunidade internacional o sucesso alcançado pela Missão de Paz e a consequente inserção ou reinserção no seio da comunidade de nações de uma nação renascida no pós-conflito.
Seguindo esta política, o representante do Secretário Geral da ONU na Missão das Nações Unidas na Guiné Bissau, Joseph Mutoba (foto), anunciou na última sexta-feira que sete policiais daquele país africano passarão a integrar o efetivo da UNPOL da Missão de Paz da ONU no Haiti - MINUSTAH.
Este procedimento de integração não só de policiais mas de funcionários civis é bastante comum na ONU. Quando estive no Haiti, por exemplo, conheci UNPOLs da Costa do Marfim e do Chad, dois países onde atualmente estão em andamento missões das Nações Unidas. Esta é uma forma de prestação de contas aos países contribuintes, uma maneira de demonstrar que o trabalho desenvolvido na área de segurança pública deu resultados positivos ao ponto de policiais locais estarem aptos a prestar a sua ajuda a outros países.
No discurso proferido na cerimônia de despedida dos policiais, Joseph Mutoba lembrou que a Guiné-Bissau tem recebido a solidariedade dos outros países e agora é a vez de os guineenses também retribuírem, numa operação onde vão encontrar agentes de várias nacionalidades. Mutoba destacou que:
“...os sete agentes são os embaixadores da Guiné-Bissau, cuja missão é também mostrar ao mundo que a Guiné-Bissau faz parte da comunidade internacional. São os embaixadores especiais da Guiné-Bissau e das Nações Unidas, vão lá encontrar gente de várias nacionalidades, têm que saber dar e receber. Foram escolhidos porque são capazes de representar o país, a vossa Nação com competência".
E o ciclo se completa...
Fonte: site Angola Press

Nenhum comentário: