sexta-feira, 7 de maio de 2010

Darfur: Boinas Azuis foram mortos em Emboscada


Dois militares egípcios integrantes da força de paz da ONU em Darfur - UNAMID - foram mortos em uma emboscada na manhã desta sexta-feira perto da Aldeia de Katila, no estado de Darfur Sul. O ataque foi realizado por homens armados não identificados, os quais atiraram sem aviso prévio contra o comboio militar composto por 03 viaturas em que estavam 20 capacetes azuis egípcios. Os militares revidaram ao ataque, no entanto, além dos dois mortos, outros três ficaram gravemente feridos e foram transportados de helicóptero para o hospital de campanha da ONU em Nyala. Segundo informações oficiais das Nações Unidas, o quadro de saúde destes militares é estável.
O Representante Especial do Secretário Geral da ONU para a UNAMID, Ibrahim Gambari, expressou grande pesar pelo que denominou de ataque covarde contra capacetes azuis que estão em Darfur para restaurar a paz e estabilidade. Por outro lado, Gambari afirmou que a missão conjunta da ONU e da União Africana no território "permanece firme e inabalável no compromisso em realizar o mandato ao serviço da paz".
O comando da UNAMID apelou ao governo do Sudão para que este identifique, capture e providencie no julgamento dos responsáveis. Destacou, ainda, o fato de que qualquer ação hostil contra capacetes azuis constitui um crime de guerra.
Com as mortes de hoje chega a 24 o número de membros da UNAMID mortos em serviço desde o início da missão, em janeiro de 2008.

Fonte: site O Repórter

Nenhum comentário: