quinta-feira, 13 de maio de 2010

Capitão Osório envia relato sobre a UNIOGBIS

O Capitão Tales Américo Osório (APM-RS 1998) é veterano da Missão de Paz da ONU no Haiti – MINUSTAH – onde esteve em 2006 atuando na Diretoria de Operações. Passados 3 anos e meio de sua primeira experiência internacional como UNPOL este capacitado Oficial do Rio Grande do Sul submeteu-se a novo processo seletivo realizado pelo DPKO (Department of Peacekeeping Operations) para integrar a Missão das Nações Unidas na Guiné Bissau - UNIOGBIS.
Pela natureza e responsabilidade das atividades desenvolvidas pela ONU naquele país africano, o processo seletivo teve uma característica especial, pois foi realizado somente para Oficiais com experiência em Missões de Paz. Cabe ressaltar que o Brasil ocupa uma posição de destaque dentro do contingente internacional da UNIOGBIS tendo em vista que a mais alta autoridade da UNPOL é o Coronel Nelson Garcia da PMDF, o qual exerce a função de Sênior Police Adviser.
Passados os primeiros dois meses de missão o Capitão Osório nos enviou uma mensagem onde explica um pouco a história do país e os objetivos da ONU para o desenvolvimento da Guiné Bissau, especialmente no setor de segurança pública:

A Guiné-Bissau conquistou sua independência em 1974 em uma guerra contra os colonizadores portugueses. Em 1998, os militares, desgostosos com o governo da época, rebelaram-se iniciando uma nova guerra que durou cerca de 9 meses, resultando em muitas mortes. O presidente solicitou apoio das tropas do Senegal e da Guiné Conakri para lutar contra os revoltosos, todavia estes expulsaram as tropas estrangeiras, fazendo com que o presidente pedisse asilo a Portugal. Desde então o país passa por grandes dificuldades. Um dos objetivos da ONU é organizar, em conjunto com a comunidade internacional, a Reforma do Setor de Segurança da Guiné-Bissau. Isto passa pela reformulação do número de forças policiais (hoje são 09 polícias) bem como a criação de uma Guarda Nacional. Eu trabalho no Setor de Reforma da Segurança, mais especificamente na Unidade de Reforma Policial. O Chefe deste Setor é o Coronel Nelson Garcia da PMDF e eu sou o seu Assistente Especial (Special Assistant to the Senior Police Adviser). Tambem sou responsável pelo controle de pessoal e logística de nossa equipe (A Seção é formada por 05 brasileiros, 01 portugues, 01 suiço, 01 ghana, 01 paquistanês, 01 moçambicano, 01 paraguaio, 01 zimbabwe, 01 alemão, 01 nigeriana, 01 espanhol e 01 americano). A seção é dividida em 05 pilares que são a Reforma Administrativa; de Ensino e Recursos Humanos; Boa Governança; Genero e grupos vulneráveis e Operações. Dentre os primeiros projetos já implementados por nossa seção constam um laboratório computadorizado de treinamento policial e a construção de uma Esquadra (Companhia) Policial Modelo que estará localizada no Bairro Militar (uma zona carente da capital Bissau).
TALES AMERICO OSORIO
Special Assistant to the SPA
"
Desejamos sucesso para todos os integrantes da UNIOGBIS, em especial a todos os policiais brasileiros!

2 comentários:

Unknown disse...

se Deus assim me permitir, esse será meu próximo destino.... Parabens aos companheiros

Cap Élinton disse...

Grande Osório,
Quem te conhece sabe do teu valor e da tua capacidade.
Tenho certeza que vais representar bem nossa Briosa mais uma vez.
Forte abraço e fique com Deus,
Élinton