


Fotos: UN Marco Dormino
A partir da década iniciada em 1990 o trabalho policial nas Operações de Paz das Nações Unidas vem recebendo reconhecimento internacional e crescendo em importância dentro da estrutura de uma missão de paz. O Brasil está presente neste processo. Este blog trará informações aos policiais militares que pretendam participar de uma missão de paz, bem como aos leitores em geral, com destaque à UNPOL e a informações gerais sobre os países onde nossos policiais estão "In the Service Of Peace".
No vídeo abaixo podemos ver um desses helicópteros chegando ao aeroporto da base da ONU em Porto Príncipe proveniente de uma cidade do interior do país.
Fonte: Site Undercover
Para cada Missão de Paz a ONU cria uma medalha específica. A parte de metal da medalha é a mesma para todas as missões, contendo na parte frontal o símbolo das Nações Unidas e no verso a inscrição “IN THE SERVICE OF PEACE”.
O que muda de uma missão para a outra são as cores do passador, as quais objetivam destacar os aspectos principais de cada país. A descrição do significado das cores do passador encontra-se no diploma que acompanha a medalha. No caso da MINUSTAH o passador é composto pelas cores azul, verde, branco e azul marinho conforme a seguinte descrição:
“O passador comporta uma faixa azul simbolizando a esperança. As duas faixas verdes representam o meio ambiente luxuoso e o potencial econômico do Haiti. No interior das duas faixas há duas faixas brancas iguais representando a promessa de paz e de prosperidade do mundo ao povo haitiano. Duas faixas azuis marinho nas extremidades simbolizam o oceano no entorno da ilha de Hispaniola.”
Na foto abaixo podemos visualizar medalhas de diversas Missões de Paz já realizadas pelas Nações Unidas e que se encontram em exposição na sede da ONU em Nova York, a qual tive a oportunidade de visitar em um dos meus CTOs (Compensatory Time Out).O passador possui uma característica interessante, pois, a partir do segundo semestre, a cada semestre cumprido na missão lhe é acrescentado um número. Ao final de um ano o passador ostentará o número “2” simbolizando dois semestres de missão. Caso o policial receba uma extensão no seu período de um ano, o passador recebe o número “3” e assim por diante.
Outra particularidade do Medal Parade é que a ONU estabeleceu que a entrega da medalha somente pode ser feita por algum integrante do Staff das Nações Unidas, ou seja, pelo SRSG, Police Commissioner ou Force Commander, entre outros. Isto pode causar certo constrangimento em algumas situações, pois mesmo que o Embaixador do país cujo contingente esteja sendo agraciado com a medalha se faça presente à cerimônia, este não poderá ser convidado para realizar a entrega aos seus compatriotas.
Fotos: Acervo pessoal
A capital timorense, Dili, também foi atingida pelos temporais, nem mesmo o quartel da ONU escapou da inundação provocada pelas chuvas constantes, como podemos ver nas fotos abaixo que foram tiradas no dia 08 de julho. Na primeira foto visualizamos o estacionamento repleto de viaturas e uma funcionária da ONU com água na altura das canelas. Na segunda foto podemos constatar o posto de fiscalização dos guardas de segurança no portão principal também tomado pelas águas.
Parabéns à família Carrera!