


Fotos: UN Marco Dormino
A partir da década iniciada em 1990 o trabalho policial nas Operações de Paz das Nações Unidas vem recebendo reconhecimento internacional e crescendo em importância dentro da estrutura de uma missão de paz. O Brasil está presente neste processo. Este blog trará informações aos policiais militares que pretendam participar de uma missão de paz, bem como aos leitores em geral, com destaque à UNPOL e a informações gerais sobre os países onde nossos policiais estão "In the Service Of Peace".



No vídeo abaixo podemos ver um desses helicópteros chegando ao aeroporto da base da ONU em Porto Príncipe proveniente de uma cidade do interior do país.
Fonte: Site Undercover

Para cada Missão de Paz a ONU cria uma medalha específica. A parte de metal da medalha é a mesma para todas as missões, contendo na parte frontal o símbolo das Nações Unidas e no verso a inscrição “IN THE SERVICE OF PEACE”.
O que muda de uma missão para a outra são as cores do passador, as quais objetivam destacar os aspectos principais de cada país. A descrição do significado das cores do passador encontra-se no diploma que acompanha a medalha. No caso da MINUSTAH o passador é composto pelas cores azul, verde, branco e azul marinho conforme a seguinte descrição:
“O passador comporta uma faixa azul simbolizando a esperança. As duas faixas verdes representam o meio ambiente luxuoso e o potencial econômico do Haiti. No interior das duas faixas há duas faixas brancas iguais representando a promessa de paz e de prosperidade do mundo ao povo haitiano. Duas faixas azuis marinho nas extremidades simbolizam o oceano no entorno da ilha de Hispaniola.”
Na foto abaixo podemos visualizar medalhas de diversas Missões de Paz já realizadas pelas Nações Unidas e que se encontram em exposição na sede da ONU em Nova York, a qual tive a oportunidade de visitar em um dos meus CTOs (Compensatory Time Out).O passador possui uma característica interessante, pois, a partir do segundo semestre, a cada semestre cumprido na missão lhe é acrescentado um número. Ao final de um ano o passador ostentará o número “2” simbolizando dois semestres de missão. Caso o policial receba uma extensão no seu período de um ano, o passador recebe o número “3” e assim por diante.
Outra particularidade do Medal Parade é que a ONU estabeleceu que a entrega da medalha somente pode ser feita por algum integrante do Staff das Nações Unidas, ou seja, pelo SRSG, Police Commissioner ou Force Commander, entre outros. Isto pode causar certo constrangimento em algumas situações, pois mesmo que o Embaixador do país cujo contingente esteja sendo agraciado com a medalha se faça presente à cerimônia, este não poderá ser convidado para realizar a entrega aos seus compatriotas.
Fotos: Acervo pessoal
A capital timorense, Dili, também foi atingida pelos temporais, nem mesmo o quartel da ONU escapou da inundação provocada pelas chuvas constantes, como podemos ver nas fotos abaixo que foram tiradas no dia 08 de julho. Na primeira foto visualizamos o estacionamento repleto de viaturas e uma funcionária da ONU com água na altura das canelas. Na segunda foto podemos constatar o posto de fiscalização dos guardas de segurança no portão principal também tomado pelas águas.
O Primeiro Ministro timorense, Xanana Gusmão, em declaração aos jornalistas disse que não é normal esta chuva torrencial no mês de julho no Timor Leste e creditou a mudança climática aos países industrializados. Xanana encerrou sua fala dizendo que "Isto está a acontecer por causa dos gases com efeito de estufa, que Timor-Leste pouco produz, mas de que é vítima dos países industrializados".
Todos os convocados encontram-se agora na fase de providências administrativas para a realização de exames médicos, confecção de passaportes e obtenção de vistos necessários para a viagem. Segundo informou a IGPM o embarque deverá ser dentro de 30 dias. No entanto, como o trâmite burocrático necessário para que os Oficiais estejam aptos para embarcar ainda depende da autorização de viagem (Travel Authorization) expedida pela ONU, acredito que este prazo se prolongará por mais alguns dias.

Durante sua estada em Moçambique o Capitão Sérgio Carrera desenvolveu várias atividades importantes como UNPOL, conforme podemos verificar nas fotos a seguir onde o oficial aparece durante negociação com autoridades locais e, na segunda foto, atuando como intérprete durante visita do Comandante Geral da Polícia da Suécia a uma delegacia policial moçambicana:
Imagino como deve ter ficado orgulhoso o agora TCel RR Sérgio Carrera quando seu filho foi aprovado no processo seletivo do COTER e designado para compor a Missão de Paz da ONU no Haiti em 2007. Pois foi assim, dando continuidade à tradição iniciada pelo pai, que o então 1º Tenente Carrera se apresentou em Porto Príncipe em dezembro de 2006 para exercer as funções de UNPOL. Tive a oportunidade de conviver diariamente com o Carrera por seis meses em Porto Príncipe. Acompanhei o seu trabalho dedicado e qualificado junto à Diretoria de Operações da MINUSTAH, onde chegou, por seus méritos, a exercer a função de Diretor interino. Abaixo algumas fotos do Carrera no Haiti. Na primeira podemos vizualizar um contato mantido em um posto de fiscalização do exército da Bolívia na Rota Nacional 01. A segunda mostra a reunião para o desencadeamento de uma operação policial na periferia de Porto Príncipe. Na última, podemos ter uma visão da favela de Cité Soleil, nesta foto aparece também o TCel Braga da Polícia Militar do Pará -PMPA, o qual era o Chefe de Contingente dos brasileiros em 2007. Parabéns à família Carrera!
Em breve o contingente policial brasileiro na Missão de Paz da ONU no Sudão – UNMIS – receberá reforço. Trata-se do 2º Tenente Allan Paulo Bassaco Sacchelli da Polícia Militar do Estado do Paraná - PMPR, o qual serve atualmente no 10º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Apucarana. O Tenente Sacchelli deverá embarcar ainda neste mês de julho para o país africano, onde se juntará ao Capitão Emerson – PMSC – e ao Tenente Mello – PMESP – na missão de treinamento dos policiais sudaneses, conforme informação dada no post anterior.