quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Medalha da ONU: "In The Service of Peace"

Medal Parade é a denominação dada à cerimônia de entrega da medalha das Nações Unidas “IN THE SERVICE OF PEACE” a todo UNPOL, FPU e militares que compõem a força de paz. As regras de concessão da medalha podem variar de acordo com o tempo de permanência na missão, bem como com o segmento a que pertencer o integrante da força de paz. Estas regras são estabelecidas pelo DPKO. No caso dos UNPOL a medalha é concedida a todo policial que complete no mínimo três meses de missão e não possua em sua ficha funcional nenhuma anotação que desabone sua conduta.
A responsabilidade de organizar o Medal Parade é de cada contingente policial através do seu chefe de contingente – Contingent Commander. Alguns trâmites administrativos devem ser seguidos e com a devida antecedência caso o contingente queira escolher o dia da cerimônia, como por exemplo, o sete de setembro, caso contrário o próprio chefe de gabinete escolherá uma data.
Para os contingentes pequenos, como o brasileiro, normalmente a cerimônia é realizada em conjunto com outros contingentes policiais. O Contingent Commander poderá convidar outros países a participar ou, se achar por bem, poderá deixar isso a cargo do próprio gabinete do Chefe do Estado Maior. No período em que estive no Haiti (contingente 2007/2008) realizamos o Medal Parade em conjunto com os contingentes da Argentina e do Chile, pois os três contingentes eram pequenos (foto).

Para cada Missão de Paz a ONU cria uma medalha específica. A parte de metal da medalha é a mesma para todas as missões, contendo na parte frontal o símbolo das Nações Unidas e no verso a inscrição “IN THE SERVICE OF PEACE”. O que muda de uma missão para a outra são as cores do passador, as quais objetivam destacar os aspectos principais de cada país. A descrição do significado das cores do passador encontra-se no diploma que acompanha a medalha. No caso da MINUSTAH o passador é composto pelas cores azul, verde, branco e azul marinho conforme a seguinte descrição:

O passador comporta uma faixa azul simbolizando a esperança. As duas faixas verdes representam o meio ambiente luxuoso e o potencial econômico do Haiti. No interior das duas faixas há duas faixas brancas iguais representando a promessa de paz e de prosperidade do mundo ao povo haitiano. Duas faixas azuis marinho nas extremidades simbolizam o oceano no entorno da ilha de Hispaniola.”

Na foto abaixo podemos visualizar medalhas de diversas Missões de Paz já realizadas pelas Nações Unidas e que se encontram em exposição na sede da ONU em Nova York, a qual tive a oportunidade de visitar em um dos meus CTOs (Compensatory Time Out).O passador possui uma característica interessante, pois, a partir do segundo semestre, a cada semestre cumprido na missão lhe é acrescentado um número. Ao final de um ano o passador ostentará o número “2” simbolizando dois semestres de missão. Caso o policial receba uma extensão no seu período de um ano, o passador recebe o número “3” e assim por diante. Outra particularidade do Medal Parade é que a ONU estabeleceu que a entrega da medalha somente pode ser feita por algum integrante do Staff das Nações Unidas, ou seja, pelo SRSG, Police Commissioner ou Force Commander, entre outros. Isto pode causar certo constrangimento em algumas situações, pois mesmo que o Embaixador do país cujo contingente esteja sendo agraciado com a medalha se faça presente à cerimônia, este não poderá ser convidado para realizar a entrega aos seus compatriotas.
Fotos: Acervo pessoal

Nenhum comentário: