quarta-feira, 7 de julho de 2010

Guiné Bissau: Policiais de trânsito são espancados por militares

Na esteira da crise guineense, ocasionada pela nomeação do General António Indjai para Chefe interino do Estado Maior das Forças Armadas, mais um capítulo foi escrito ontem nas ruas da capital Bissau. Cinco policiais de trânsito, sendo quatro policiais femininas, participavam de uma atividade normal de fiscalização de trânsito na avenida principal da capital guineense, próximo à Assembléia Nacional, quando tiveram a “infelicidade” de abordar um dos filhos do referido General.
O homem, o qual constatou-se posteriormente não possuir carteira de habilitação, não gostou de ter sido parado e reagiu violentamente à abordagem agredindo fisicamente uma policial feminina. Os militares que faziam a sua segurança pessoal agrediram os cinco policiais com cintos e coronhadas de AK-47. Após a agressão inicial, os militares, obedecendo ordens do filho do General Indjai, levaram os policiais para o quartel do Estado-Maior General onde foram novamente espancados. Os policiais deram entrada na emergência do Hospital Simão Mendes, “desfigurados e ensanguentados”, conforme relato de testemunhas.
A Assembléia Nacional Popular, ao tomar conhecimento dos fatos, agendou para hoje uma sessão especial para a qual convocou os ministros da Defesa, Aristides Ocante da Silva, e do Interior, Satú Camará Pinto, a fim de que se pronunciem sobre o ocorrido.
O sentimento geral da população de Bissau é de revolta perante estas arbitrariedades cometidas contra os policiais e a nova interferência de militares nos assuntos internos do país.
A fragilidade da autoridade policial frente aos desmandos dos militares é um dos obstáculos a ser enfrentado pela missão da ONU na Guiné Bissau –UNIOGBIS para alcançar a tão esperada estabilidade política.
Resta-nos desejar força ao Contingente Policial Brasileiro em Bissau para que possa auxiliar o governo local a superar mais esta crise em que se colocam em lados opostos policiais e militares guineenses.

Fonte: Site do jornal Público

Nenhum comentário: