segunda-feira, 26 de julho de 2010

Missões de Paz: Distintivos, Brasões e Insígnias

O fato de ter participado de uma missão da ONU e de escrever este blog faz com que muitos policiais entrem em contato comigo a fim de obter informações sobre como participar de uma missão, orientações sobre a prova de inglês, a chegada na missão, adaptação, o convívio diário com policiais de outros países, entre outros temas. Isto é muito bom, pois afinal é este o objetivo do blog: compartilhar com os leitores as informações sobre a participação policial em uma missão de paz.
Aproveitando a oportunidade de que alguns Oficiais estão próximos da data de embarque para o Timor (embora muitos sejam veteranos e já saibam do que vou dizer), bem como outros estão se preparando para as provas no final do mês de agosto, aqui vai mais uma dica. Uma prática muito comum entre os policiais integrantes de uma missão de paz da ONU é a troca de distintivos, brasões e insígnias de suas polícias. Durante minha estada no Haiti pude conseguir vários distintivos, os famosos Police Badges. Para tanto, o policiail deve estar preparado e levar do Brasil muitas bandeiras, insígnias e pins. Quanto mais tiver, maior a probabilidade de ter uma ótima coleção ao final da missão.
Abaixo fotos de duas coleções. A primeira é minha, já a segunda é do Capitão Bassalo da PMPA que também é veterano da MINUSTAH. Os leitores mais atentos poderão identificar um distintivo do BOPE entre os vários distintivos da minha coleção. Explico, em maio de 2008 recebemos em Porto Príncipe a visita de uma comitiva da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, entre os integrantes da comitiva havia Policiais Civis e Oficiais do BOPE, dentre os quais o comandante da época, Coronel Pinheiro Neto o qual presenteou os UNPOLs brasileiros com o distintivo.

2 comentários:

Unknown disse...

Opa na sua tmbém tem um da PMPA!!!
PS: EU e o TC BRAGA VAMOS FAZER A PROVA AGORA EM AGOSTO EM MANAUS

Major Marco disse...

Isso mesmo Bassalo, foi presente do TCel Braga.
Desejo sucesso para vocês na prova com certeza serão aprovados.

Grande abraço

Cap Marco