segunda-feira, 19 de julho de 2010

Chuvas intensas castigaram o Timor Leste

Fortes chuvas castigaram o Timor Leste neste mês de julho causando inundações em várias regiões do país. Muitos timorenses ficaram desabrigados e isolados no interior do país, como na região de Uatucarbao onde foi necessário o apoio aéreo de helicópteros da ONU (foto) para possibilitar a entrega de mantimentos e remédios para cerca de 230 famílias atingidas pela inundação.

A capital timorense, Dili, também foi atingida pelos temporais, nem mesmo o quartel da ONU escapou da inundação provocada pelas chuvas constantes, como podemos ver nas fotos abaixo que foram tiradas no dia 08 de julho. Na primeira foto visualizamos o estacionamento repleto de viaturas e uma funcionária da ONU com água na altura das canelas. Na segunda foto podemos constatar o posto de fiscalização dos guardas de segurança no portão principal também tomado pelas águas.

O Primeiro Ministro timorense, Xanana Gusmão, em declaração aos jornalistas disse que não é normal esta chuva torrencial no mês de julho no Timor Leste e creditou a mudança climática aos países industrializados. Xanana encerrou sua fala dizendo que "Isto está a acontecer por causa dos gases com efeito de estufa, que Timor-Leste pouco produz, mas de que é vítima dos países industrializados".
Fonte: Lusa
Fotos: Bernardino Soares (ONU)

Nenhum comentário: