sábado, 31 de julho de 2010

Participação de policiais femininas nas missões de paz

A participação feminiva nas operações de manutenção de paz é muito valorizada e incentivada pelas Nações Unidas. A Resolução n° 1.325 do Conselho de Segurança da ONU estabelece vários objetivos a serem buscados pelo DPKO com relação ao tema, dentre os quais podemos destacar os seguintes:
a) A designação de um número maior de mulheres como Representantes Especiais do Secretário Geral - SRSG - nas Missões de Paz;
b) Aumentar a participação de mulheres em missões de paz, especialmente entre observadores militares, policiais e civis de ajuda humanitária e direitos humanos;
c) implementação em todas as missões de unidade específica para tratar das questões que envolvem o gênero (masculino/feminino), a Gender Unit.
No desempenho de suas atividades diárias algumas unidades possuem cargos específicos para policiais femininas, como no caso da própria Gender Unit ou da unidade da Polícia Judiciária respondável em investigar os casos de violência contra a mulher na MINUSTAH.
Embora o campo de atuação para as mulheres seja vasto, o Brasil ainda tem uma participação pequena de policiais femininas. Eu credito isso à baixa participação de Oficiais femininas no processo seletivo, pois acredito que todas que tenham sido aprovadas pela IGPM tenham recebido sua designação para alguma missão. No último processo seletivo ocorrido em Porto Alegre em maio tivemos a aprovação da Tenente Lígia da Polícia Militar do Estado de São Paulo - PMSP - a qual, inclusive, reforçando a minha tese, já foi chamada para integrar o contingente policial brasileiro na missão no Timor Leste.
A quarta edição da revista UN POLICE, lançada em janeiro deste ano pelo Departamento de Operações de Manutenção de Paz e disponível na página do DPKO , trata quase que exclusivamente do tema "participação feminina em missões". Entre os dados fornecidos encontramos os 10 países que mais enviaram mulheres para missões de paz no ano de 2009. Sendo estes os seguintes: Nigéria (154); India (116); Ghana (64); Africa do Sul (45); Uganda (44); Zâmbia (37); Nepal (34); Filipinas (24); Bangladesh (23) e Suécia (19). Estes dados são relativos à dezembro de 2009. Nigéria e India se destacam nos números em virtude da participação das policiais femininas nas FPUs - Formed Police Units - desses países.
Pois foi justamente com uma FPU que Bangladesh aumentou consideravelmente sua participação este ano. No início do mês de junho chegou ao Haiti a primeira FPU composta na sua totalidade por policiais femininas. São ao total 120 mulheres, conforme podemos ver nas fotos abaixo. Esta é a segunda FPU exclusivamente feminina na história da missões de paz da ONU, a primeira foi uma FPU indiana que trabalhou na missão de paz da Libéria em 2007, a qual tinha em seu efetivo 103 policiais femininas.

Fotos: UN Marco Dormino

Um comentário:

Carol Salvador disse...

Apoio sem restrições o aumento de mulheres em missões de paz e na ONU em geral!