domingo, 11 de julho de 2010

Missão de Paz: COTER divulga calendário de provas

O Comando de Operações Terretres do Exército Brasileiro - COTER - divulgou o calendário para a realização das provas da 2ª Avaliação de Oficiais Policiais Militares para Missão de Paz da ONU em 2010. As provas ocorrerão entre os dias 30 de Agosto e 3 de setembro simultaneamente em Recife e Manaus. Em ambas as cidades haverá avaliação no idioma Inglês, no entanto, a prova de Francês ocorrerá somente em Recife. A relação contendo o nome dos Oficiais indicados deverá chegar ao COTER até o dia 30 de julho, indicando a cidade e o idioma a que o candidato pretende se submeter à exame. Uma novidade em relação aos concursos anteriores é o fato de o documento enviado pelo COTER aos Estados conter a relação da bibliografia indicada para estudo, tanto para inglês como para francês, as quais transcrevo abaixo:
Referências bibliográficas para o idioma inglês:
Campaign - English for the Military - Students Book 1 e Workbook.
Campaign - English for the Military - Students Book 2 e Workbook.
Campaign - English for the Military - Students Book 3 e Workbook.
Campaign - English for the Military - Grammar Pratice.
Campaign - Dictionary of Military Terms.
Murphy Raymond, Basic Grammar in Use.
Murphy Raymond, Grammar in Use Intemediate.
Murphy Raymond, Advanced Grammar in Use.
Referências Bibliográficas para o idioma Francês
Os métodos mais modernos estão dentro do padrão para desempenho em idiomas do quadro europeu de referências. O nível B1 é o desejado.
Objective Express (vol 1 e 2) - Editora Hachette.
Latitudes (vol 1, 2 e 3) - Editora Didier.
Alors? (Vol 1, 2 e 3) - Editora Didier.
Alter Ego (vol 1, 2 e 3) - Editora Hachette.
Taxi (vol 1, 2 e 3 ) - Editora Hachette.
Também há a indicação dos seguintes sites:
http://www.tv5.org/
http://www.rfi.fr/
http://www.lepointdufle.net/
Abaixo uma foto da última avaliação realizada em Porto Alegre.
Bom estudo e boa sorte aos candidatos!

4 comentários:

Ten Alexandre disse...

Olá Capitão,
Eu sou o 1ºTen PMAL ALexandre e pretendo esse ano me inscrever para servir a ONU em uma das suas missões de paz. Estou um pouco inseguro pois não sei se o meu nível em inglês é suficiente para ter êxito nos testes. Além disso o material didático é caro. O Sr. poderia me informar qual dos livros informados na referência bibliografica seria o mais interessante para estudar?
Desde já agradeço a atenção.
marcelocolen2@hotmail.com

Anônimo disse...

Usa o Campaign 2 e o 3. O um não é utilizado. Treina bastante o listening, porque é aqui que a coisa realmente pega. esqueça as gramáticas (vc não vai precisar delas, se estudar direito os dois livros). Estude apenas a primeira parte do livro 3, que é o que mais cai.

Anônimo disse...

Ah, para ajudar melhor o companheiro: treine para a entrevista em inglês. Os examinadores não deixam passar quem estiver "meia-boca". Perguntas do tipo: "Do you agree with the gender balance in your police force?" e "How do you support the several stress in your mission? devem cair.
E quanto aos livros, não recomendo que baixe na internet, mas que os compre. Para comprar barato, compre direto do site da amazon (USA). fique tranquilo, pois eles entregam e vc não paga Impostos.

cláudio Brão disse...

Boa noite,sou PM de Sergipe e estou me preparando para as provas da UNPOL,onde posso conseguir as provas anteriores?Quem tiver,por gentileza envie para cfcbrao@gmail.com