quarta-feira, 7 de julho de 2010

UNMIS: autoridades censuram jornal no Sudão

As agências de notícias internacionais que fazem a cobertura do Missão de Paz da ONU no Sudão- UNMIS – noticiaram nesta quarta-feira que o jornal sudanês AlTayyar , em circulação na região sul do país, foi censurado e teve sua circulação impedida pelo serviço de segurança do Sudão no dia de ontem, conforme informou à AFP o editor-chefe Osmane Mirghani. Ações deste tipo já estão se tornando rotina naquele país africano, pois as autoridades já haviam censurado outros veículos independentes e de oposição, em maio e junho deste ano. Em comum entre os veículos de comunicação censurados estão as duras críticas ao governo local.
A região sul do Sudão realizará um referendo sobre a independência da região em janeiro de 2011. Em contrapartida , o Presidente sudanês, Omar Hassan Ahmad al-Bashir (foto), tenta garantir a unidade nacional, promovendo ações para evitar a separação dessa localidade.
A censura imposta, embora condenada pela comunidade internacional, encontra respaldo nas leis locais onde a chamada “Lei de Imprensa” reconhece a liberdade de imprensa no país, desde de que não afete os limites da moralidade pública e da segurança nacional, já que o país tem maioria da população muçulmana. A Segurança Nacional é o motivo alegado pelo governo para justificar as sanções.
Fatos como o narrado acima nos dão uma noção da dificuldade do trabalho exercido pela ONU no Sudão, a qual tem, entre outras missões, o propósito de pacificar a região e de auxiliar no processo do referendo para que este seja conduzido de forma democrática e transparente. No entanto, encontra condições adversas impostas justamente pelo próprio governo e seus agentes.

Fonte: site do UOL

Nenhum comentário: